A Unidade Básica de Saúde Professor Zeferino Vaz, no bairro Quintino Facci I, na Zona Norte, será fechada temporariamente a partir desta quarta-feira, 1º de novembro, para obras de reforma e ampliação. Nesta segunda-feira, 30 de outubro, foram divulgados os locais para onde serão direcionados os serviços médicos oferecidos pela UBS.
Pediatria, ginecologia, clínica médica, coleta de exames e curativos serão atendidos na UBS da Vila Mariana, na rua Ribeirão Preto nº 1.070. Já os atendimentos odontológicos serão remanejados para a Unidade Básica e Distrital de Saúde (UBDS) do Quintino Facci II, que fica na rua Bruno Pelicani nº 70 – ambas na Zona Norte.
Os pacientes que retiravam seus remédios na farmácia e aplicação vacinas na UBS Quintino I podem procurar qualquer unidade de saúde do município que serão atendidos normalmente. O secretário Sandro Scarpelini afirma que os atendimentos médicos foram remanejados para unidades de saúde da região e reforma e ampliação são medidas necessárias que seguem orientações da Vigilância Sanitária.
“O prédio é muito antigo e será preciso fazer adequações estruturais e sanitárias que nunca foram feitas”, ressalta o secretário. “Ele explica ainda que o fechamento é temporário. ”Somente assim conseguiremos melhorar o acolhimento da população, oferecer mais conforto aos pacientes durante o atendimento e tratamento de saúde”.
Com 30 anos de construção, o prédio da UBS Quintino I atende em média 200 pacientes por dia em cinco especialidades médicas e nunca passou por reforma. A Secretaria da Saúde iniciará a recuperação do prédio em novembro com término previsto dentro de um ano, em novembro de 2018. O investimento será de aproximadamente R$ 918.905,00, provenientes de recursos do governo federal, por meio de emenda parlamentar do hoje prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) quando deputado federal.
A UBS tem hoje 380 metros quadrados de construção. Com a ampliação passará a ter 800 metros quadrados. A reforma total da unidade de saúde inclui adequações dos espaços físicos voltados à acessibilidade e conforto dos usuários e outras intervenções como recepção, arquivo, salas de espera amplas, banheiros adaptados para usuários e funcionários com necessidades especiais, fraldário, sete consultórios e três salas de pré-consultas.
A ampliação prevê ainda farmácia com sala de atendimento farmacêutico, almoxarifado, salas de primeiros atendimentos, de curativos, de vacinas, de coleta e medicação, de inalação, consultório odontológico com equipamentos para duas equipes, sala de raio-X odontológico, duas salas de atendimento em grupo e reuniões, sala da gerência, expurgo e esterilização, copa e vestiários para funcionários, depósito de materiais de limpeza e abrigo adequado para depósito de resíduos comuns e infectantes.