Tribuna Ribeirão
Entretenimento

Twitch ganha cada vez mais espaço entre o público esportivo

App Tgame Twitch - Fonte: unsplahs

Uma das maiores plataformas de streaming no mercado, a Twitch cresceu em popularidade como uma empresa voltada para conteúdo de videogames e eSports. Mas desde que foi comprada pela Amazon por US$ 970 milhões, em 2014, a Twitch passou por um processo de transformação e, desde então, tem buscado atingir um público cada vez mais diverso.

A estratégia tem dado certo, visto que a empresa afirma ter cerca de 175 milhões de espectadores diários, com uma média de 1,5 milhão de pessoas assistindo a algum conteúdo de modo simultâneo.

Um dos segmentos que a Amazon não tem poupado recursos para promover a Twitch é o esporte. A expansão nessa área começou em 2018, quando a Amazon Prime adquiriu os direitos de exibição do Thursday Night Football da National Football League (NFL) e optou por usar a Twitch para fazer streams com criadores de conteúdo interagindo com o público durante os jogos.

Além disso, no mesmo ano houve um acordo para exibir vários jogos semanais da G League, liga filiada da National Basketball Association (NBA), com os mesmos recursos de interatividade disponíveis nas transmissões da NFL.

Mas esses movimentos da empresa foram apenas o pontapé inicial para crescer na comunidade esportiva. De 2018 para cá, a Amazon não parou de se movimentar no mercado e até criou um canal de esportes dedicado à plataforma, assim como também agregou novas parcerias.

Twitch lança categoria de esportes

Em julho do ano passado, a empresa lançou uma categoria de esportes “tradicionais” para abrigar grandes eventos e ligas internacionais, além de exibir conteúdos promovidos por grandes equipes do futebol mundial nesse canal.

A fim de transmitir partidas de clubes populares em tempo real, a Twitch aproveitou a ocasião para anunciar também parcerias com quatro clubes de ponta do futebol europeu: Real Madrid, Paris Saint-Germain, Juventus e Arsenal. Em dezembro de 2020, o Milan foi mais um clube de destaque a anunciar sua entrada na Twitch.

Brasileirão Série A ao vivo na Twitch

O Campeonato Brasileiro de Futebol também pôde ser visto pela primeira vez na Twitch em sua atual edição. Isso porque o Athletico Paranaense, que não chegou a um acordo com a Rede Globo (detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão na TV), resolveu transmitir alguns de seus jogos na Twitch.

No dia 4 de fevereiro, por exemplo, o clube paranaense encarou o Internacional pela 34ª rodada no Brasileirão e exibiu a partida na plataforma de streaming. “O Athletico é o primeiro time do mundo a transmitir jogos do seu principal campeonato na Twitch. Um dos valores do clube é inovação e trazer esse conteúdo para uma plataforma exclusivamente digital é estar um passo à frente do mercado”, disse Gabriel Duarte, diretor de novos negócios da empresa Final Level, que negociou o acordo.

O promissor mercado de games – Fonte: unsplahs

Competidores profissionais engajados com a plataforma

Devido à sua dinâmica de interação, a Twitch tem aproximado diferentes atletas de alto nível com o público. Atualmente, um dos maiores exemplos de engajamento que se encaixa nessa categoria é Lando Norris, piloto de Fórmula 1 pela equipe McLaren.

Streamer bastante ativo nas horas vagas, Norris não apenas transmite conteúdo de automobilismo, mas também joga games, como o popular jogo “Among Us”. Hoje, o piloto tem 742 mil seguidores em seu canal na plataforma e já chegou a ter 110 mil espectadores simultâneos em uma única transmissão.

Em outras modalidades também não faltam exemplos de jogadores que estão cada vez mais engajados com o streaming. No poker online, por exemplo, a Twitch mudou a experiência do jogo junto ao público em geral, com competidores de alto escalão realizando transmissões diárias e levando para a comunidade das cartas um novo conceito de interagir com a modalidade.

Com 113 mil seguidores em seu canal, Ben Spragg é considerado um dos maiores influenciadores de poker online no mundo. Em suas transmissões na plataforma, Spragg se preocupa em ser bastante didático, já que há uma parcela importante de seguidores que está em busca de aprimorar suas habilidades na modalidade.

Perfil do público da Twitch é uma das chaves do sucesso

Como a TV paga anda em baixa devido às muitas opções de entretenimento disponíveis na internet, diversos estudos que apontam um movimento natural da preferência das novas gerações pelas transmissões em streaming.

Desta maneira, o perfil jovem do público da Twitch é visto como uma atração e tanta para muitos parceiros de esportes em potencial que procuram trabalhar com a plataforma. Não por acaso, grandes empresas do setor já perceberam há algum tempo que o presente e o futuro estão nas mídias digitais, sendo a Twitch uma ferramenta importante nessa relação.

Postagens relacionadas

‘Medida Provisória’ denuncia o racismo estrutural no Brasil

William Teodoro

McFly anuncia novo álbum e data de show

Redação 1

Estreia de ‘Aladdin’ lidera bilheterias americanas

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com