Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Túnel vai homenagear Patriarca da Independência

Iniciativa de dar o nome de José Bonifácio ao equipamento viário foi uma decisão do prefeito Duarte Nogueira; inauguração poderá ter a participação de tataraneto do patriarca da Independência

Foto: Alfredo Risk/Tribuna Ribeirão

O túnel que interligará importantes avenidas da cidade – Nove de Julho, Independência e Presidente Vargas –, vai homenagear o patriarca da Independência brasileira: José Bonifácio de Andrada. Segundo apuração do Tribuna, a iniciativa de dar o nome dele ao equipamento viário foi uma decisão do prefeito Duarte Nogueira.

José Bonifácio teve papel decisivo na Independência do Brasil. Foi ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros de janeiro de 1822 a julho de 1823, e, desde o início, colocou-se em apoio à regência de D. Pedro de Alcântara. Proclamada a Independência, comandou uma política centralizadora e organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal. Em 11 de janeiro de 2018, foi declarado oficialmente Patrono da Independência do Brasil.

A inauguração da trincheira está prevista para o mês de setembro e poderá ter a participação de tataraneto do patriarca da Independência, o deputado federal por Minas Gerais, reeleito em 2022, Lafayette de Andrada (Republicanos-MG). Ele é filho do ex-deputado mineiro Bonifácio de Andrada, que morreu de covid-19 em 2021 após ter exercido mandatos políticos por 60 anos.

Com 78% dos serviços concluídos, falta pouco para o túnel ficar pronto. Ele mede 381 metros e exigiu um volume total de 4.727,61 metros cúbicos de concreto e 361.717 quilos de aço. Dentro dele, haverá iluminação, duas claraboias de ventilação, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva (com três bombas hidráulicas capazes de bombear 34,6 litros por segundo), caixa de detenção de 300 metros cúbicos, também para contenção das águas das chuvas, além de passarela de segurança, com 1,2 metro de largura. Somente nos horários de pico, 2.400 veículos circulam por ali diariamente, enquanto cerca de 9.000 usuários de ônibus passarão pelo túnel todos os dias.

Postagens relacionadas

Bombeiros localizam carro no Rio Pardo

Luque

Militares terão de devolver auxílio

Redação 1

Ministro não vê urgência em habeas corpus de Cunha

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com