O túnel que interligará três importantes avenidas da cidade – Nove de Julho, Independência e Presidente Vargas –, será inaugurado no dia 7 de setembro. O anúncio da inauguração foi feito nesta terça-feira, 15 de agosto, durante visita do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), ao local. O equipamento viário vai homenagear o patriarca da Independência brasileira: José Bonifácio de Andrada. A iniciativa da homenagem foi do prefeito.
“Estamos trabalhando muito, junto com a construtora contratada, para deixar tudo pronto, inclusive o paisagismo da praça Salvador Spadoni, que ficará sobre o Túnel José Bonifácio”, avisou o prefeito.
A inauguração da trincheira também poderá ter a participação de tataraneto do patriarca da Independência, o deputado federal por Minas Gerais, reeleito em 2022, Lafayette de Andrada (Republicanos-MG). Ele é filho do ex-deputado mineiro Bonifácio de Andrada, que morreu de covid-19 em 2021 após ter exercido mandatos políticos por 60 anos.
Extensão
Ocupando uma extensão de cerca de quatro quarteirões, o túnel começa na Independência, na altura da rua Bernardino de Campos, passando por baixo da praça e da avenida Nove de Julho, e termina na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme.
Orçado em R$ 27,1 milhões, o equipamento viário começou a ser feito em 2020, porém ficou parado por um ano, sendo reiniciado em abril de 2022, com previsão para ficar pronto em setembro deste ano. A empresa Rual Construções e Comércio Ltda. de São Paulo, assumiu a continuidade do serviço depois que a prefeitura rescindiu o contrato com a construtora Contersolo em razão da empresa abandonar a obra alegando problemas em relação ao custo, majorado pela crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus.
Tem 381 metros, sendo 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e 5 metros de altura, além de 20 módulos (nove totalmente fechados e 11 de acesso). Dentro dele, haverá iluminação, duas claraboias, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva, com três bombas hidráulicas capazes de bombear até 35 litros por segundo, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança de 1,2 metro de largura, com gradis de proteção.
Na área interna da estrutura, quase tudo já está pronto. Agora, falta finalizar pintura e parte elétrica e concluir a montagem da praça Salvador Spadoni. A obra ainda vai agregar uma nova configuração à paisagem do entorno, fortalecendo o atual cenário de cartão-postal criado pela avenida Nove de Julho, que também está em obras e será completamente restaurada.
O túnel vai agilizar o trânsito no corredor de ônibus Norte-Sul, que passa pela avenida Independência e ligará a cidade de uma ponta a outra, por 21 km de pistas contínuas. Com semáforos apenas na parte externa, a obra trará fluidez ao trânsito. Os ônibus que circulam naquele trecho passarão em volta do túnel e contarão com semáforos exclusivos. Somente este trecho recebe, diariamente, 45 mil veículos e 9 mil passageiros de ônibus. Já o eixo Norte-Sul completo, do Ribeirão Shopping ao complexo Ribeirão Verde, receberá cerca de 98.000 veículos por dia.
Praça Spadoni
Inaugurada em 1962, outro ícone da região é a praça Salvador Spadoni, que fica no encontro das três avenidas e está se transformando num jardim suspenso, com o Túnel José Bonifácio passando por baixo dela.
Para a construção do túnel, a praça foi totalmente desfeita e, agora, ela está sendo reimplantada no mesmo local. A terraplanagem já foi concluída e os pisos estão quase prontos. Agora, começa o plantio de árvores e flores e, em seguida, a instalação de bancos em substituição aos anteriores, que estavam danificados, além da nova iluminação, mais eficiente que a anterior, com lâmpadas de led.
As duas grandes aberturas redondas no chão da praça Salvador Spadoni darão vista para o túnel. Além de servirem como claraboias, permitindo a entrada de luz e ventilação no túnel, as aberturas dão “leveza” à arquitetura do túnel, que recebeu um volume total de 4.727,61 metros cúbicos de concreto e 361.717 quilos de aço.
Parte das 232 mudas de árvores plantadas na área da obra do túnel ficarão na Praça Salvador Spadoni. Para desenvolver o projeto, foram necessárias a extração de 21 árvores. Dentre elas, sete grandes jerivás puderam ser reaproveitados e foram replantados nas avenidas Independência e Presidente Vargas.
Para a reposição ambiental das 21 extrações, além das mudas plantadas, outras 510 foram adquiridas pela obra e doadas ao horto municipal, para plantio futuro em diversos pontos da cidade.