A trincheira do complexo viário Doutor Manoel Ferreira Leão Netto, mais conhecido como “túnel”, localizada no cruzamento das avenidas Meira Junior, Treze de Maio e Capitão Salomão, será totalmente interditada novamente neste domingo, 11 de junho, para o serviço de substituição da iluminação pública da via. A previsão da prefeitura de Ribeirão Preto é liberar as pistas no mesmo dia, depois de iniciar os trabalhos no feriado de Corpus Christi.
Com o fechamento no complexo, os acessos às avenidas Independência e Cavalheiro Paschoal Innecchi serão realizados somente pelas alças laterais da avenida Meira Júnior (nos dois sentidos), ambas com circulação pela rotatória da Praça da Bíblia.
Com essa intervenção viária, a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) recomenda aos condutores que trafegam pela avenida Meira Júnior que redobrem a atenção e diminuam a velocidade a fim de evitar acidentes. Além disso, uma equipe técnica estará monitorando o andamento dos serviços para garantir a segurança necessária aos condutores e pedestres na região.
A prefeitura de Ribeirão Preto publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) de 10 de maio, edital de concorrência para concessão dos serviços de iluminação pública na cidade, por meio de parceria público-privada (PPP). O anúncio da licitação foi feito pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) durante o 65º Congresso Estadual de Municípios.
O valor estimado do leilão é de R$ 297.072.444,03. A entrega dos envelopes está marcada para 27 de junho, entre nove horas e meio-dia, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), na rua XV de Novembro nº 275, Centro. A sessão pública será em 7 de julho, às 14 horas, também na sede da B3. Informações no portal oficial da prefeitura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br).
Assim que implantada, a empresa responsável pela concessão terá como responsabilidade a prestação dos serviços de iluminação pública no município, incluindo a instalação, melhoramento, desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética e manutenção de todo o parque de iluminação da cidade.
Significa, na prática, que mais de 80 mil pontos de iluminação de todas as regiões da cidade, incluindo vias, praças e parques, terão as lâmpadas convencionais substituídas por led, sistema que proporciona maior luminosidade e menos gasto energético.
O contrato também promoverá a expansão de 900 pontos de iluminação a cada ano e aumento de 68% na eficiência energética. Além da iluminação por led nas vias públicas, patrimônios históricos e culturais receberão atenção especial, como as praças XV de Novembro, Carlos Gomes e Sete de Setembro, o Teatro de Arena Jaime Zeiger, o Municipal e o Theatro Pedro II e parques, entre outros.
Ficarão sob responsabilidade da concessionária todas as atividades operacionais do sistema de iluminação pública, como a manutenção preventiva, corretiva e emergencial da rede. Ou seja, em casos de ocorrências de furto de cabos de energia, por exemplo, a reposição será providenciada imediatamente pela concessionária.