Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

Dória promete batalhão da PM e Deic em Ribeirão

Cmte. do CPI-I elogia ação dos policiais militares na operação que inibiu o ataque à transportadora de valores; (veja no final)

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), afir­mou na noite desta segunda-fei­ra, 29 de outubro, que Ribeirão Preto e Taubaté serão as primei­ras cidades a receber Batalhões de Ações Especiais da Polícia Militar (Baeps) e Departamen­to de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil. As uni­dades ribeirão-pretanas, no en­tanto, serão instaladas primeiro porque, segundo o tucano, os ataques com bombas na cida­de, principalmente à empresa e carros-fortes que transportam valores, “são recorrentes”.

“Ribeirão Preto será uma delas porque o problema, infe­lizmente, é recorrente. Taubaté será a segunda. A terceira nós estamos decidindo. Serão três batalhões especiais, cada um com 300 policiais militares – é a Força Tática e a Rota, é a elite da elite”, declarou. Questionado sobre o prazo para a instalação dos Baeps, Doria informou que isso ocorrerá “no mais cur­to espaço de tempo possível”. “Vamos preparar a tropa fisica­mente para colocá-la e locá-la exatamente onde ela deverá estar. Mas não será apenas a Polícia Militar, Ribeirão Preto terá também o Deic “.

Ele não quis definir uma data para instalação das unidades porque só vai assumir o governo do Estado de São Paulo em 1º de janeiro. No entanto, afirmou que vai conversar com o atual gover­nador Márcio França (PSB) na tentativa de agilizar os trâmites. “O menor prazo possível. E ve­loz. Comigo as coisas são acele­radas. Mas nos tempos que fazer isso evidentemente a partir do momento que assumirmos o governo. Espero até que o pró­prio governador Marcio França tome as medidas necessárias. Ele continua sendo governador até o dia 31 de dezembro. Mas a partir de 1° de janeiro os Baeps começarão a ser implantados e também os Deics”, emendou.

“Volto a lembrar que a in­vestigação criminal, a inteli­gência da polícia, evita que os crimes se repitam. O mesmo tipo de crime se repita. Aí é ação da polícia civil, polícia militar conjuntamente e obvia­mente vamos integrar também as guardas metropolitanas para melhorar o cinturão de proteção às cidades. Ribeirão Preto será nossa prioridade. Na sequência, vale do Paraíba, onde também a incidência do crime cresceu muito nos últi­mos meses.”

Na madrugada desta segun­da-feira, uma quadrilha forte­mente armada atacou a sede da Brink’s, na Lagoinha, na Zona Leste da cidade. Houve uma in­tensa troca de tiros e um bandi­do morreu. Até linhas de ônibus tiveram de ser desviadas devido aos bloqueios. Com armamento pesado – até fuzis AK-47 o ban­do portava –, a quadrilha atacou a empresa de transporte de valo­res por volta das duas horas e o tiroteio invadiu a madrugada.

Houve explosões, carros fo­ram incendiados e um frentista foi feito refém. Dois suspeitos foram presos. Sete carros usados pelos bandidos foram encontra­dos em um canavial em Serra Azul. A ação assustou a vizi­nhança. Em 5 de julho de 2016, outro bando explodiu a sede da Prosegur, na avenida da Sauda­de, nos Campos Elíseos. Vários carros-fortes foram alvo de qua­drilhas nas estradas da região.

A cidade registra também um alto número de furtos, ho­micídios e estupros neste ano, se­gundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP). Atualmente, o Comando de Policiamento do Interior (CPI-3) compreende sete batalhões territoriais, sediados nas zonas Sul e Norte de Ribei­rão Preto, Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertão­zinho. A área coberta pelo co­mando abrange 93 municípios e 39 distritos no total, com popu­lação estimada em 3,83 milhões de pessoas. São quatro mil PMs que, diariamente, levam mil via­turas às ruas em toda região.

Segundo dados de fevereiro da SSP-SP, com base na Lei de Acesso à Informação, pelo 16º ano consecutivo, a Polícia Civil enco­lheu na Seccional de Ribeirão Pre­to. No mês passado, 351 policiais estavam locados no município e outras 14 cidades da região, 115 a menos do que há cinco anos. Des­de 2002, a corporação já perdeu 35% de seu efetivo sem reposição.

Na entrevista à Rede Globo, Doria também afirmou que seu vice, Rodrigo Garcia (DEM), comandará sua equipe de tran­sição, mas que ainda não foram definidos os nomes que ocupa­rão as secretarias em seu governo. Ele prometeu diminuir o total de pastas e criar uma Secretaria do Interior, para que os “prefeitos não tenham que sair de sua cidade para fazer périplo” com o governo do estado na capital. Doria tam­bém voltou a dizer que levará o Corujão da Saúde, programa para realização de exames médi­cos, para todo o estado.

Com 100% das seções apura­das, João Doria foi eleito gover­nador de São Paulo com 51,75% dos votos válidos (10.054.160 votos). O atual governador, Márcio França, obteve 48,25% dos votos válidos (10.248.653 votos). Os votos em branco tota­lizaram 4,08%, os nulos, 13,71%, e abstenções, 21,78%. Em Ri­beirão Preto, o tucano obteve 166.728 votos contra 112.199 do peessebista. Percentualmente, o ex-prefeito de São Paulo ficou com 59,77% dos 278.927 votos válidos, e o atual governador do Estado com 40,23%. Os vo­tos brancos e nulos totalizaram 58.872 votos.

Comte. do CPI-3 – RP, Cel. Carlos Alberto Machado, grava mensagem aos Policiais

O Comandante do CPI-3 de Ribeirão Preto, Coronel Carlos Alberto Machado, gravou um vídeo com mensagem de cumprimentos e elogios aos Policiais que participaram da ocorrência de Tentativa de Roubo, na Brinks, na madrugada da última segunda-feira (29). Veja a íntegra da mensagem:

 

Postagens relacionadas

Incêndio atinge casa abandonada na zona Oeste de Ribeirão Preto

William Teodoro

Vereadores aprovam censo animal em RP 

Redação 2

Suspeitos se dão mal ao assaltar investigador aposentado

Luque

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com