Tribuna Ribeirão
Política

TSE elege Luiz Fux novo presidente

O plenário do Tribunal Su­perior Eleitoral (TSE) elegeu na manhã desta quinta-feira, 7, o ministro Luiz Fux o novo pre­sidente da Corte Eleitoral. Fux substituirá o atual presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, em fevereiro do próximo ano.

“Tenho a espinhosa missão de substituir duas excepcionais gestões, de Toffoli (Dias Toffo­li) e de Gilmar, e creio em Deus que estarei à altura do exercício dessa missão”, disse Fux.

“No discurso de posse me aprofundarei nos agradecimen­tos, mas pra não deixar de dei­xar minha marca da leveza e da irreverência fluminense, quero dizer que, apesar da jurispru­dência divergente, eu não fiz pedido explícito de voto”, afir­mou o ministro.

A posse de Fux deve ocor­rer no dia 6 de fevereiro. Tra­dicionalmente, o ministro do STF com mais tempo no TSE – e ainda não eleito para a pre­sidência – é escolhido para co­mandar a Corte Eleitoral.

A Corte Eleitoral é compos­ta por sete ministros titulares – três são oriundos do STF, dois vêm do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois re­presentam a classe de juristas.

Situação peculiar – De­pois da votação simbólica, feita com o uso de urna ele­trônica, Gilmar Mendes desta­cou que a Corte Eleitoral terá três diferentes presidentes em 2018: ele próprio, que deixa o cargo em fevereiro; Fux, que lhe sucederá; e a ministra Rosa Weber, que assumirá o co­mando da Corte Eleitoral em agosto do próximo ano.

Postagens relacionadas

Alckmin: Bolsonaro precisa focar no interesse nacional e não no de outros países

Redação 1

‘Bolsonaro é passaporte para a volta do PT’, afirma Alckmin

Redação 1

Camelôs vão ficar até março no Centro

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com