Tribuna Ribeirão
Cultura

Truks traz peça de jogo-teatro à região

FOTO: ADRYELA RODRIGUES

Com patrocínio da Arteris, a Cia. Truks apresentará, de 13 a 16 de junho, o espetáculo “O Aluno Sem Nome”, um encan­tador jogo-teatro. As encena­ções serão realizadas em escolas de Luiz Antônio e Santa Rosa de Viterbo, na Região Metropo­litana de Ribeirão Preto.

Após cada sessão os atores realizam uma dinâmica pedagó­gica com os estudantes, com o objetivo de reforçar os conceitos fundamentais para a segurança no trânsito. No final de junho, o grupo mostra a montagem em cidades de Santa Catarina.

A peça trata de assunto im­portante para o jovem, a segu­rança no trânsito. As 30 sessões acontecem em salas de aula de escola pública. No cenário de uma delegacia de polícia, três in­vestigadores precisam desvendar as causas de acidentes de trânsito que vitimaram três jovens.

Referência nacional na arte do teatro de animação e de bo­necos, bem como um dos prin­cipais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a Cia. Truks usa uma linguagem inovadora inspirada no Escape Room. O grupo construiu um encan­tador jogo-teatro sobre o im­portante e necessário tema da segurança no trânsito, porém, de forma interativa, envolvente, leve e, sobretudo, atraente, des­ta vez para os adolescentes.

Trinta sessões
Serão 30 apresentações até o final de junho, com um peque­no debate ao final do jogo. O patrocínio do projeto é da Ar­teris. A Truks é a primeira com­panhia do Brasil a criar o jogo de escapada para adolescentes. A ideia de montar um espetá­culo tão diferente dos trabalhos do repertório do grupo aconte­ceu no final de 2016.

O diretor Henrique co­nheceu os Jogos de Escapada (Escape Room), em uma si­tuação de lazer com a famí­lia. “Fomos colocados em um quarto de hotel dos anos 60 onde um assassinato ocorre­ra. Tínhamos de desvendar o crime ou não sairíamos mais daquele local.” Com passagens secretas, uma série de enig­mas e mistérios a serem resol­vidos, a experiência encantou a família toda.

“Prestei muita atenção no meu filho de 9 anos, em como ele ficou envolvido e se transportou para outro espaço-tempo. Ele mergulhou naquela realidade de uma forma intensa, ficou muito curioso”, lembra. “Vivemos na­quela situação um enredo que a gente vive no teatro, onde tam­bém buscamos um total envol­vimento do público com o que estamos fazendo”, diz.

“O jogo de escapada faz isso magnificamente bem.” Henri­que ficou tão impressionado com a experiência vivida que alguns meses depois criou o seu próprio Escape Room, que é o Escape Júnior, hoje parcei­ro de criações da Cia Truks.

Enredo
Três misteriosos persona­gens, caracterizados como deteti­ves da polícia, invadem uma sala de aula e convocam os alunos a auxiliá-los em uma investigação urgente. A porta da sala é tranca­da e, por baixo dela, aparece uma misteriosa carta, escrita por um certo… Aluno Sem Nome.

Ele desafia o grupo a desven­dar os mistérios de três casos de mortes no trânsito, como forma de conscientizar a turma sobre os perigos que todos nós corremos, todos os dias, nas ruas de nossas cidades. A partir daí, os alunos terão 50 minutos para desvendar os segredos dos três casos.

Agora cada indivíduo ali pre­so terá uma importante missão a cumprir para que todos con­sigam resolver os enigmas da aventura. Toda a experiência terá como fundo a necessidade de trabalho conjunto, considerando o protagonismo dos jovens como pedestres, usuários de transporte público, ciclistas e motociclistas.

Em Luiz Antônio, as apresen­tações serão primeiro na Emef e Técnica de Química, em 13 e 14 de junho, às 8h30 e às 10h30. Fica na rua Brasil nº 320, no Jardim Jataí. No dia 14, também haverá sessões na Emef Roberto Bryan, às 14 e às 16 horas, na rua Luiz Rampazo nº 1.009, Centro.

Na cidade de Santa Rosa de Viterbo, o espetáculo será ence­nado na Escola Estadual Vergí­nio Melloni, em 16 de junho. Se­rão quatro sessões, às sete horas, 8h30, 10h30 e às 14 horas. Fica na Presidente Vargas nº 301, Jardim Alto da Boa Vista.

Cia. Truks
A Cia. Truks é referência na­cional na arte do teatro de anima­ção, com 33 anos de atividades e mais de 9.000 apresentações rea­lizadas no Brasil e em 12 países, com mais de 40 prêmios, indica­ções e menções honrosas, além de seis livros publicados.

Também coordenou por dez anos o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Pau­lo. Recebeu os principais prêmios do segmento, como o Mambembe, APCA, Coca Cola de Teatro Jovem, Teatro Cidadão e o Estímulo da Se­cretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros.

Coordenou o centro de es­tudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www. truks.com.br.

Postagens relacionadas

Novela da Globo será lançada em bar de RP

Redação 1

Ribeirão Preto receberá R$ 5,2 mi da Lei Paulo Gustavo

Redação 4

Vídeo – Anna Maria Chiavenato

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com