O Brasil segue com força máxima nos Jogos Mundiais do Japão. Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo se classificaram nas batalhas da segunda rodada realizada na manhã da última quinta-feira (12). A competição é organizada pela ISA (Associação Internacional de Surfe) e é obrigatória para os surfistas que buscam vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem.
O primeiro a entrar em ação na praia de Kisakihama foi Filipinho, que conseguiu 14,6 e passou em segundo lugar na 2ª bateria, vencida pelo canadense Peter Devries (14,83). O sul-africano Jordy Smith (12,9) e o equatoriano Alex Suárez (10,13) completaram a qualificatória e foram para a repescagem.
Somando 16,17, Ítalo venceu com sobras a 4º bateria, deixando para trás o filipino Edito Alcala Jr (12,5), o indonésio Oney Anwar (10,8) e o suíço Marlon Gerber. Além do potiguar, Edito Alcala também se classificou para a próxima rodada.
Já Gabriel Medina se garantiu liderando a 18ª bateria da fase e obtendo um total de 10,9 contra 10,5 do equatoriano Israel Barona, 10,44 do sul-africano Michael February e 8,6 de Bruce Mackie, surfista de Barbados. Medina e Barona passaram.