A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) é, desde sua criação, uma das entidades de classe mais importantes do Estado e do País. Tem sido desde sua fundação em 1904 protagonista nas decisões e abordagens de temas cruciais em âmbito econômico, político e social para a cidade, fomentando debates e se posicionando. Temas e assuntos como, por exemplo, a redução no número de vereadores, o projeto Cidade Limpa, a revitalização do Centro e do Calçadão, a internacionalização do Aeroporto Leite Lopes, a vinda de universidades e centros de estudo para a cidade, duplicação de rodovias, o incentivo ao Distrito Empresarial, entre outros. Nesta semana a ACIRP é a entidade abordada no especial #TribunaRibeirão25Anos.
As grandes fazendas de café e a atração de novos empreendimentos à região que se estabelecia em nível mundial proporcionaram em 8 de agosto de 1904 o surgimento da ACIRP. A ideia partiu de um grupo de dez empresários.
A primeira diretoria foi definida em uma reunião em 14 de janeiro de 1905 no estabelecimento De Martino & Filhos. José Osório de Siqueira, dono de um armazém de tecidos e ferragens na Rua General Osório e do Hotel do Comércio, na Rua Duque de Caxias, foi escolhido o primeiro presidente.
Siqueira e sua diretoria foram empossados no Teatro Carlos Gomes, que posteriormente foi demolido. A diretoria era formada por empresários de origem estrangeira: Albano José de Carvalho, André Martins de Andrade, Antonio Garcia de Souza, Dib Khattar, Jerônimo Hipólito, João Beschizza, José Antunes Tavares Teixeira e Pedro Marzola, além dos dois filhos de imigrantes Antônio Diederichsen e José Osório de Siqueira.
Em 1938 um momento determinante: a entidade comprou um terreno no cruzamento das ruas São Sebastião e Visconde de Inhaúma. A Casa do Bispado Católico deu lugar ao que se transformaria no Palácio do Comércio e da Indústria.
O imponente edifício foi erguido por etapas, por conta da falta de recursos financeiros suficientes. Mas em 8 de agosto de 1954, o Palácio foi inaugurado. Nesse período, até sua inauguração, a ACIRP teve outras quatro sedes, pela ordem: na rua Amador Bueno; na sobreloja da casa A Rainha da Moda, na esquina das ruas São Sebastião e Tibiriçá; no antigo número 35 da rua Tibiriçá; e na rua Duque de Caxias.
O crescimento e a consolidação da ACIRP foi fruto da união de vários empresários, mas um em especial merece destaque. Trata-se de do lendário presidente Amin Antônio Calil, que esteve à frente da entidade em duas oportunidades (1941-1958 e 1962-1968).
Em 2017, o empresário Dorival Balbino foi o primeiro a assumir a presidência da ACIRP através de votação. Antes, o cargo era por aclamação.
“A ACIRP nasceu com o propósito de se tornar a voz do empresariado ribeirão-pretano e este legado vem sendo mantido com sucesso ao longo dos anos. Hoje somos uma das maiores entidades representativas do comércio e da indústria no estado de São Paulo e oferecemos um suporte sólido para todos os nossos associados, atuando na linha de frente de questões políticas, econômicas e sociais, que geram impacto para toda a sociedade, bem como oferecendo condições para aprimoramento e fortalecimento do ambiente de negócios, com frutos na inovação, geração de renda e desenvolvimento regional”, avalia Balbino, ao comentar o protagonismo da entidade.
Hoje, além da sede, a entidade organiza-se em seis distritais, cada uma representando as principais regiões empresariais de Ribeirão, que têm como superintendentes: Álvaro José Polastrini (Centro), Jian Carlos Framartino (Oeste), Carlos Eduardo Ribeiro (Leste), Edmar Freitas Carvalho (Norte), José Rubens Hernandez (Sul) e Rogério Pais de Sousa (Sudoeste).
A associação oferece ainda uma grande variedade de serviços a seus associados, como orientação jurídica e econômica, certificação digital, banco de talentos, consultas de crédito da Boa Vista SCPC, cursos, treinamentos palestras e cafés empresariais, seguros, planos de médicos e odontológicos, locação de salas e apoio no relacionamento com empresas e governos de outros países.
(*Com informações do livro: Empresas e Entidades Centenárias – Tribuna Ribeirão/ACIRP)
Galeria dos ex-presidentes
Os ex-presidentes da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) são lembrados em uma galeria existente na sede central da entidade.
Não foram encontradas imagens e fotos dos ex-presidentes Albano José de Carvalho (1911), Humberto Baptista (1916), Abel Conceição (1922), Francisco Pereira Mendes (1926-1927) e Antônio Nogueira (1929 – 1931). Mesmo sem as fotos, eles constam na Galeria da ACIRP, no lugar da imagem há a logo da entidade).
Apoio: