O jornal Tribuna Ribeirão vai retomar a realização de pesquisas eleitorais. A direção da empresa de comunicação fechou uma parceria com o Instituto de Pesquisas Eleitorais e Políticas (INPEP) para a realização de levantamentos sobre a intenção de votos do eleitor ribeirão-pretano, para as próximas eleições municipais.
Marcadas para o dia 6 de outubro de 2024, o pleito vai eleger o futuro prefeito e os vereadores da cidade para o mandato de 2025 a 2028. A previsão é que sejam realizados três levantamentos, sendo que o primeiro deverá ser feito e divulgado já na semana que vem.
“Há uma lacuna na produção de informações nessa área em Ribeirão Preto”, destacou o diretor de jornalismo do Tribuna Ribeirão, Eduardo Ferrari Batista de Santana. Segundo ele, as eleições municipais são as que impactam mais diretamente a vida do cidadão e, na maioria das vezes, tanto os eleitores, como os próprios candidatos tem poucas informações sobre as tendências eleitorais.
Sobre o INPEP
O Instituto de Pesquisas Eleitorais e Políticas (INPEP) é da cidade de São José dos Campos e tem quatro anos de atuação no mercado. Pertence a Fernando Antunes, cientista político e especialista em marketing político e Gabriel Pinelli, doutor em Psicologia Social.
O INPEP atuava somente com pesquisas eleitorais e políticas internas e contratadas por instituições, partidos e candidatos. Ou seja, os levantamentos não eram divulgados em veículos de comunicação, pois o foco era apenas consumo de quem contratava a pesquisa. Desde sua criação, o Instituto já realizou pesquisas em mais de 30 municípios.
Recentemente o Instituto resolveu ampliar este trabalho e divulgar pesquisas para percepção da população sobre o cenário político-eleitoral em parceria com meios de comunicação. A metodologia usada pelo INPEP para a realização das pesquisas poderá ser presencial ou pelo telefone. “Hoje não há diferença entre esses formatos. A pesquisa por telefone é muito mais rápida pela velocidade de execução. Todas as entrevistas por telefone possuem o mesmo sistema de uma entrevista presencial e o resultado é o mesmo”, explicam os diretores o Instituto.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de outubro do ano passado, Ribeirão Preto tem 467.666 eleitores. De acordo com o Instituto, com 600 amostras é possível obter resultados com 95% de confiança com intervalo de margem de erro de 4%.
Pesquisas estão no DNA do Tribuna Ribeirão
Desde sua fundação há 27 anos, o jornal Tribuna Ribeirão, além de cumprir sua missão de informar os principais fatos do dia a dia para Ribeirão Preto e mais dez cidades da região, também se destacou por divulgar levantamentos, sejam eleitorais ou sobre assuntos ligados ao cotidiano da cidade.
Nos primeiros anos, por exemplo, elas eram realizadas pelo então Instituto DataCerta, criado e gerido pelo próprio jornal. O Tribuna também se destacou por realizar a pesquisa de lembrança de marcas “Top of Mind”, conjunto com a revista Recall, segmentada no setor da publicidade.
O levantamento sempre foi feito pelo Instituto Recall de Pesquisas, premiando anualmente empresas detentoras das marcas mais lembradas pelo consumidor. Além do jornal impresso diário, o único hoje da macrorregião, o Tribuna Ribeirão é ativo em suas redes sociais e em seu Portal (www.tribunaribeirao.com.br).