Em seus 25 anos de existência, indo para os 26, pois em setembro faz aniversário, o Tribuna Ribeirão tem cumprido sua missão de informar os principais fatos do dia a dia. No entanto, o jornal tem exercido outro importante papel: o de resgatar acontecimentos, personagens e entidades que fizeram e fazem parte da vida da cidade, documentando e mantendo viva a história de Ribeirão Preto.
Esses registros são realizados em reportagens especiais geralmente vinculadas às edições de domingo e principalmente em publicações extras, em datas comemorativas. Alguns exemplos são a revista ‘20 anos Tribuna’, que conta a história da cidade desde a chegada dos primeiros imigrantes em 1808 e o livro ‘Empresas e Entidades Centenárias’, uma homenagem em conjunto com a Associação Comercial e Industrial (ACIRP), feita em 2018, a essas entidades que possuíam mais de 100 anos de existência.
Outros exemplos são edições que apresentam ‘Fotos Históricas de Ribeirão Preto’, um verdadeiro acervo de imagens de Ribeirão Preto de outrora, e ‘A Saga do Impresso’ contando a trajetória dos jornais que tiveram a incumbência de informar nossos cidadãos, desde o primeiro jornal, o ‘A Lucta’, publicado em 7 de setembro de 1884. O levantamento desse histórico foi do jornalista Marcio Javaroni.
No próximo dia 19 de junho, aniversário de 165 anos de Ribeirão Preto, a iniciativa não será diferente. Em um caderno especial, o Tribuna irá apresentar um retrato socioeconômico de nossa cidade. Serão abordados temas e seus personagens que contribuíram e contribuem para o protagonismo de Ribeirão em áreas como economia, tecnologia, saúde, mobilidade, esportes e outros.
“Nossa equipe já iniciou os trabalhos desse verdadeiro presente para o leitor”, adianta o diretor do Tribuna, Eduardo Ferrari. “Está em nosso DNA fazer história”, completa, lembrando ações importantes desempenhadas pelo jornal como a organização da Meia Maratona; a pesquisa anual Top Of Mind; os projetos das revistas AgroTribuna e Meia Maratona; o site Tribuna Veículos e o projeto “Escritores de Futuro”, no qual mantém uma seção diária para publicação de textos de alunos da Rede Municipal de Ensino desde 2006.
“Nossa primeira edição, o número zero, foi ousada e fez história. O jornal foi distribuído no dia 27 de agosto de 1995, ao final da vitória do Botafogo sobre o São José (que reconduziu o time à Primeira Divisão), na saída do estádio e ruas vizinhas, trazendo um pôster e matéria sobre o jogo”, lembra Ferrari.
Duas semanas depois, em 9 de setembro, já estava nas bancas o primeiro exemplar, ato que continua até o presente momento. Além do jornal impresso diário, o único hoje da região, o Tribuna é ativo em suas redes sociais e Portal.