Tribuna Ribeirão
Turismo

TRÊS NA REGIÃO METROPOLITANA – Estado reclassifica Estâncias Turísticas

KEN CHU/EXPRESSÃO STUDIO

A reclassificação das 70 estâncias turísticas e dos 140 MITs (Municípios de Inte­resse Turístico) do Estado, efetivada pelo Governo de São Paulo em dezembro, foi um passo importante para ampliar e qualificar a oferta turística do Estado, além de garantir investimentos em obras e melhorias que bene­ficiam a comunidade local e turistas.

Com a apresentação do Projeto de Lei pela Secretaria da Casa Civil e chancela do Governo paulista, os muni­cípios de Barretos, Araras e Paraibuna foram classifica­dos como estâncias turísti­cas. Campos Novos Paulista, Igaraçu do Tietê e Poá foram enquadrados como MITs (Municípios de Interesse Tu­rístico).

O processo de reclassifi­cação ocorre a cada três anos e é fundamentado em estu­dos técnicos da Secretaria de Turismo e Viagens. Segundo o trabalho, até três estâncias turísticas com menor pon­tuação são reclassificadas a municípios de interesse tu­rístico; e os três MITs melhor pontuados são elevados a es­tâncias turísticas.

De acordo com a Secre­taria Estadual de Turismo, no último ano, R$ 125,6 milhões foram destinados a 153 cidades turísticas do Estado. Já no biênio 2019- 2020, R$ 408,6 milhões che­garam a 132 e 180 localida­des, respectivamente.

Os municípios de inte­resse turístico contempla­dos com os aportes devem cumprir diversos requisitos como, capacidade de ser­viço médico emergencial; meios de hospedagem no local ou na região; servi­ços de alimentação e de informação turística; infra­estrutura básica de abaste­cimento de água potável e de coleta de resíduos, tanto para a população, quanto para os visitantes.

Já para uma cidade ser classificada como estância turística é necessário que o município seja um destino turístico efetivo, com flu­xo constante de visitantes e atrativos públicos e per­manentes. As estâncias re­cebem, ainda, um valor de repasse maior, em compara­ção aos MITs.

Barretos é uma das novas cidades que foi classificada como Estância Turística
A Igreja Matriz de Batatais é um dos cartões postais da cidade
Capela da Cruz do Val em Nuporanga: há uma lenda em torno da capela, que conta que a Cruz existente nela seria milagrosa devido ao sofrimento atroz de um escravo que foi morto e enterrado no local
Estância Climática e Turística Santa Rita do Passa Quatro é repleta de atrações para todos os gostos, como cachoeiras, o Morro de Itatiaia, onde é possível ter uma vista panorâmica da região, o Museu Zequinha de Abreu, entre outros passeios. A cidade abriga o Parque Estadual de Vassununga e mantém preservados os ecossistemas Mata Atlântica e Cerrado. A cidade foi berço do compositor Zequinha de Abreu, nascido em 1880, que ficou mundialmente reconhecido por sua mais famosa canção, o chorinho Tico-tico no Fubá

Com exceção das estân­cias, que têm um regime pró­prio e consolidado ao longo de décadas, todos os demais 575 municípios paulistas es­tão aptos a se tornarem MITs, respeitado o limite atual de 140 vagas.

O Estado conta hoje com 70 municípios considerados estâncias balneárias, turísti­cas, hidrominerais e climáti­cas e uma capital com intensa atividade cultural e artística, esporte de aventura e culiná­ria diversificada.

As cidades turísticas da RMRP
Apesar de muitas cidades próximas a Ribeirão Preto serem classificadas como Estâncias ou Municípios de Interesse Turístico pelo Governo de SP, algumas de­las não estão na Região Metropo­litana de Ribeirão Preto (RMRP), como por exemplo, Barretos e Bebedouro. Outras, que estão na RMRP não entram na lista, mas têm potencial turístico.

Efetivamente, das 70 cidades paulistas que são Estâncias Turísticas, três constam na RMRP: Batatais, Nuporanga e Santa Rita do Passa Quatro.

Em Batatais, além da topiaria (esculturas em plantas) nas pra­ças públicas,- a cidade divulga o título de “A dos Mais Belos Jardins”-, há o maior acervo sacro mundial do pintor Candido Portinari. As obras estão expos­tas na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde, outro cartão postal da cidade.

Nuporanga é uma Estância Climática e pertence ao Circuito Turístico Vale do Rio Grande. A cidade mistura uma diversidade de atrações como seu belo lago que abriga um grande parque arborizado em seu entorno, as igrejas e capelas que oferecem um pouco da história, cultura e religiosidade local, além de suas tradicionais festas no decorrer do ano. Destaca-se como cidade artesã, e desenvolve o turismo receptivo, pois apresenta carac­terísticas típicas do interior: povo acolhedor, serenidade, ar puro, vegetação exuberante e clima agradável.

Além das estâncias, nove cida­des da RMRP são MITs: Altinó­polis, Brodowski, Jaboticabal, Monte Alto, Orlândia, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Sertãozinho e Tambaú.

Veja as 140 cidades que são MITs

Adamantina
Adolfo
Agudos
Altinópolis
Anhembi
Apiaí
Araçatuba
Araçoiaba Da Serra
Araraquara
Areias
Barbosa
Barra Do Turvo
Bebedouro
Bocaina
Bofete
Boituva
Botucatu
Brodowski
Buritama
Cabreúva
Cachoeira Paulista
Campina Do Monte Alegre
Campos Novos Paulista
Cardoso
Cesário Lange
Cruzeiro
Cubatão
Divinolândia
Dois Córregos
Espírito Santo Do Pinhal
Estiva Gerbi
Fernandópolis
Garça
Guaíra
Guararema
Iacanga
Ibirarema
Icém
Igaraçu Do Tietê
Igarapava
Igaratá
Indiaporã
Ipeúna
Iporanga
Itaoca
Itapeva
Itapira
Itápolis
Itaporanga
Itapuí
Itapura
Itararé
Itariri
Itatiba
Itirapina
Itupeva
Ituverava
Jaboticabal
Jacareí
Jacupiranga
Jales
Jarinu
Jaú
Jundiaí
Juquiá
Juquitiba
Laranjal Paulista
Lavrinhas
Lençóis Paulista
Limeira
Lins
Mairiporã
Marília
Martinópolis
Mendonça
Miguelópolis
Mineiros Do Tietê
Mira Estrela
Miracatu
Mogi Das Cruzes
Mogi Mirim
Monte Alto
Monteiro Lobato
Nazaré Paulista
Novo Horizonte
Orlândia
Ouroeste
Palmeira D’oeste
Panorama
Pardinho
Patrocínio Paulista
Pauliceia
Paulo De Faria
Pedreira
Pedrinhas Paulista
Piedade
Piracaia
Pirapora Do Bom Jesus
Piratininga
Poá
Pongaí
Porto Ferreira
Queluz
Rancharia
Registro
Ribeirão Grande
Rifaina
Riolândia
Rosana
Rubinéia
Sabino
Sales
Santa Albertina
Santa Branca
Santa Clara D’oeste
Santa Cruz Do Rio Pardo
Santa Isabel
Santo Antônio Da Alegria
Santo Expedito
São Bernardo Do Campo
São João Da Boa Vista
São José Do Rio Pardo
São Manuel
São Miguel Arcanjo
São Simão
Sertãozinho
Sete Barras
Sud Mennucci
Tabatinga
Tambaú
Tapiraí
Tatuí
Timburi
Torrinha
Três Fronteiras
Ubarana
Uchôa
Valentim Gentil
Votorantim
Votuporanga

 

Conheça as 70 cidades que são Estâncias Turísticas
Águas da Prata
Águas de Lindoia
Águas de Santa Bárbara
Águas de São Pedro
Amparo
Analândia
Aparecida
Araras
Atibaia
Avaré
Bananal
Barra Bonita
Barretos
Batatais
Bertioga
Bragança Paulista
Brotas
Caconde
Campos do Jordão
Cananeia
Caraguatatuba
Cunha
Eldorado
Embu das Artes
Guaratinguetá
Guarujá
Holambra
Ibirá
Ibitinga
Ibiúna
Iguape
Ilha Comprida
Ilha Solteira
Ilhabela
Itanhaém
Itu
Joanópolis
Lindoia
Mongaguá
Monte Alegre do Sul
Morungaba
Nuporanga
Olímpia
Paraguaçu Paulista
Paraibuna
Paranapanema
Pereira Barreto
Peruíbe
Piraju
Praia Grande
Presidente Epitácio
Ribeirão Pires
Salesópolis
Salto
Santa Fé do Sul
Santa Rita do Passa Quatro
Santo Antônio do Pinhal
Santos
São Bento do Sapucaí
São José do Barreiro
São Luiz do Paraitinga
São Pedro
São Roque
São Sebastião
São Vicente
Serra Negra
Socorro
Tremembé
Tupã
Ubatuba

Postagens relacionadas

Ministério do Turismo alerta sobre golpe

Redação 1

Hotéis ‘AFASTADOS’ para curtir a natureza

Redação 1

Hotel JP passa a ser ‘Royal Tulip’

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com