Um tremor de terra, registrado por volta das 23h30 do sábado (24), assustou moradores de Rifaina e do Distrito de Alto Porã, na mesma região. Com magnitude 3 na escala Richter, o abalo sísmico não causou estragos, mas as pessoas ficaram assustadas.
O tremor foi registrado pelo Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) e, de acordo com o IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), também da USP, durou cerca de três minutos.
A Polícia Militar e a Defesa Civil não registraram ocorrências relacionadas com o fenômeno natural.
Tremor
Segundo a escala Richter, abalos de magnitude 3 são considerados pequenos e, apesar de serem frequentemente sentidos, raramente causam danos. Quanto maior a magnitude de um terremoto, maior sua energia e capacidade de destruição.
Ainda segundo o IAG, esse tipo de tremor não é incomum no Brasil. A causa deles são forças ou pressões geológicas presentes na costa terrestre que provocam deslocamentos de terras.
Os tremores e terremotos perceptíveis aqui no Brasil, principalmente no Estado do Paraná, acontecem depois de alguns tremores ocorridos no Chile há algum tempo.