A obra para implantação do quarto trecho do corredor de ônibus Norte-Sul, que teve início no mês de novembro de 2022, chega a cerca de 10% de andamento e garantirá maior fluidez, segurança e modernidade no trânsito. Nesta semana estão sendo realizados os serviços de drenagem na avenida Independência e reforço de pavimento na avenida Braz Olaia Acosta, na Zona Sul.
A previsão de entrega da obra, que tem o valor de R$ 19.862.721,16, é para o segundo semestre de 2023. Com 2,5 quilômetros de extensão, o trecho do corredor compreenderá as avenidas Independência, Ligia Latuf Salomão, Braz Olaia Acosta e Coronel Fernando Ferreira Leite e se integrará aos demais corredores, interligando o município entre a região Sul e o bairro Ribeirão Verde.
No quarto trecho será realizada a duplicação da avenida Independência e a pavimentação de vias no padrão dos corredores de ônibus, com reforço na capacidade de suporte do pavimento em função do tráfego intenso e do peso dos veículos, além de uma nova ciclovia que será implantada na avenida Braz Olaia Acosta, entre Adolfo Mantovani e Caetano Mancuso. Serão 340 metros neste trecho que, somado aos demais, totaliza 9 quilômetros de ciclovias no corredor Norte-Sul.
“Continuaremos com esses investimentos e, além das melhorias de infraestrutura de mobilidade, mudaremos a nossa frota de ônibus, implantando melhorias como ar-condicionado, suspensão pneumática, conectividade, pontualidade e segurança, garantindo ainda mais dignidade e respeito aos usuários do transporte coletivo”, destaca o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
O corredor Norte-Sul é o maior em extensão de Ribeirão Preto e conta com cerca de 15 quilômetros, divididos em quatro trechos. O trecho 1 compreende as avenidas Recife e Thomaz Alberto Whately. Já os trechos 2 e 3 compreendem as avenidas Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Junior e Independência.
A prefeitura de Ribeirão Preto suspendeu a concorrência pública número 14/2022, lançada em 13 de janeiro pela Secretaria Municipal de Obras Públicas para implantação do corredor de ônibus na avenida Costábile Romano e da ciclovia na avenida Maurílio Biagi, na Zona Leste. O valor estimado era de R$ 39.156.320,95. Diz que havia falha no edital.
O corredor
A obra contemplará o trecho das avenidas Nove de Julho (entre a Presidente Vargas), Costábile Romano; Portugal, Presidente Kennedy, Castelo Branco e Lagoinha, na praça Sir Winston Churchil. Em janeiro, a prefeitura abriu quatro licitações para construção de corredores de ônibus na cidade, dentro do pacote de obras do Programa Ribeirão Mobilidade.
Valores
O valor total estimado superava R$ 130 milhões (R$ 134.307.451,81), contando com o corredor da Costábile Romano e a ciclovia da avenida Maurílio Biagi. Com a suspensão, este valor cai para R$ 95.151.130,86 enquanto a nova concorrência para estas obras não for lançada.
Nove de Julho
A prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, também abriu licitação para a implantação do corredor de ônibus da avenida Nove de Julho, um dos cartões postais da cidade e que completou 100 anos em 7 de setembro do ano passado.
Com valor estimado de R$ 33.119.257,31, o processo licitatório foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 19 de janeiro. O prazo para a execução das obras é de 18 meses a partir da assinatura do contrato com a empresa vencedora. A obra contemplará o restauro do pavimento e paralelepípedo da Nove de Julho entre a avenida Independência e a rua Tibiriçá, além do canteiro central e galerias de águas pluviais.
Quadrilátero Central
No dia 10, a prefeitura lançou certame para as obras do Quadrilátero Central da cidade. O valor máximo estimado é de R$ 26.024.624,07, com prazo para entrega de 18 meses. Em 12 de janeiro, a administração Duarte Nogueira (PSDB) lançou concorrência referente ao corredor da avenida e rodovia Presidente Castelo Branco (SPA- 307/330), na Zona Leste, com valor máximo estimado em R$ 36.007.249,48.
O Programa Ribeirão Mobilidade – a versão tucana do Programa de Aceleração do Crescimento II (PAC da Mobilidade), com investimento superior a R$ 500 milhões – conta com mais de 30 projetos inovadores de intervenção viária na cidade.
São R$ 310 milhões em recursos financiados pelo governo federal e R$ 190 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito. Ao todo, serão implantados onze corredores de ônibus em Ribeirão Preto. Serão 56 quilômetros no total, percorrendo as principais avenidas do município.
Além de pontes, túneis, viadutos e 25 quilômetros de ciclovias que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público. As mais de 30 intervenções viárias são planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população. Deste total, 17 obras já foram entregues.