A primeira etapa das obras de restauração, revitalização e de construção de corredor de ônibus na centenária avenida Nove de Julho, cartão postal de Ribeirão Preto, entre as ruas São José e Garibaldi, vão terminar nesta sexta-feira, 31 de maio, segundo informações da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Segundo a pasta, atualmente os trabalhos estão concentrados na realização dos encaixes de asfalto. Depois será realizada a limpeza da via e do canteiro central. A previsão é que o trecho seja liberado ao tráfego de veículos na próxima semana, começo de junho.
Já as obras do segundo trecho, entre as ruas Marcondes Salgado e Cerqueira César, começaram no dia 17 de maio com a retirada dos paralelepípedos. No momento estão sendo feitos os serviços de drenagem nas laterais e a colocação de tubulações.
A estimativa é que esta etapa seja concluída no final de junho. As obras foram retomadas Em 22 de abril. Os trabalhos vão durar um ano, segundo o cronograma anunciado pela Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda., com aval da prefeitura de Ribeirão Preto
A ordem de serviço foi assinada no dia 9 de abril pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Essas intervenções na Nove de Julho estão previstas para terminar em 1º de dezembro deste ano, já que no dia 2 começa o horário especial estendido do comércio visando as vendas do Natal.
O cronograma prevê sete etapas nos 1.600 metros da via, a maioria com prazo de duração de um mês. Seis já foram divulgados. A Construtora Metropolitana – que teve o contrato rescindido em dezembro por não cumprir cláusulas contratuais – concluiu apenas 8% dos trabalhos entre a São José e Garibaldi, quando deveria ter chegado a 40%.
A Era-Técnica Engenharia recomeçou os trabalhos pelos trechos da avenida Nove de Julho que estavam com as obras paralisadas desde dezembro de 2023. Uma segunda frente de serviço iniciou, ainda em maio, as obras de implantação das galerias de água nas ruas São José e Comandante Marcondes Salgado, começando os trabalhos pela avenida Doutor Francisco Junqueira até a Visconde do Rio Branco.
Este trabalho será executado durante um ano, em sete etapas, paralelamente às obras na avenida Nove de Julho. Além da São José, onde os trabalhos de instalação da macrodrenagem devem terminar em 15 de março de 2025, também haverá intervenção na Comandante Marcondes Salgado – de 15 de junho até 20 de abril do ano que vem.
O plano inicial previa a entrega da em 19 de junho, no aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto. A prefeitura de Ribeirão Preto homologou a licitação em 26 de março. A empresa Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda. venceu o certame ao apresentar proposta no valor global de R$ 32.411.776,19.
A economia foi de 5,63% em relação ao custo estimado inicialmente, de R$ R$ 34.344.037,88, desconto de R$ 1.932.261,69. Porém, o acréscimo chega a R$ 1.279.674,42, aumento de 4,11% em relação aos R$ 31.132.101,77 propostos pela Construtora Metropolitana, do Rio de Janeiro, que venceu o certame anterior, mas teve o contrato rescindido pelo governo Duarte Nogueira em 12 de dezembro.
As águas da chuva que descem da avenida Nove de Julho alagam várias ruas da região Central, desde o bairro Higienópolis, no entorno do ShoppingSantaÚrsula, até a região da Estação Rodoviária, na Baixada. De grandes proporções, as galerias passarão a direcionar as águas, por baixo da terra, até o córrego Retiro Saudoso.
Cronograma da Nove de Julho
– Primeira etapa
De 22 de abril ao final de maio
Entre a São José e a Garibaldi
– Segunda etapa
Do final de maio ao final de junho
Entre a São José e Marcondes Salgado
– Terceira etapa
Do final de junho ao final de julho
Entre a Marcondes Salgado e Cerqueira César
– Quarta etapa
Do final de julho ao final de agosto
Entre a Cerqueira César e a Barão do Amazonas
– Quinta etapa
Do final de agosto ao final de setembro
Entre a Barão do Amazonas e a Visconde de Inhaúma
– Sexta etapa
Do final de setembro ao final de outubbro
Entre as ruas Visconde de Inhaúma e Tibiriçá
– Sétima etapa
Não divulgado
Entre a Garibaldi e a Independência
História da centenária avenida Nove de Julho
A avenida Nove de Julho, NO trecho entre as ruas Tibiriçá e São José, foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1922 com o nome de Independência, escolhido para homenagear o Centenário da Independência do Brasil. O projeto foi idealizado pelo prefeito da época, João Rodrigues Guião, em 1921. Também foi inaugurado o obelisco comemorativo no entroncamento da então avenida Independência com a rua Tibiriçá.
Posteriormente, o obelisco foi transferido para a confluência das atuais avenidas Nove de Julho e Independência. Em 1934, a avenida passou a ser chamada de Nove de Julho, sendo uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, movimento em prol da elaboração de uma Constituição para o Brasil. Em 1949, durante o governo do prefeito José de Magalhães, foram iniciados os estudos para o prolongamento da Nove de Julho entre a Sete de Setembro e a atual Independência.
Ainda em 1949, a avenida Nove de Julho foi calçada com paralelepípedos entre as ruas Barão do Amazonas e Cerqueira César, além de receber o plantio de 40 árvores da espécie sibipiruna. Durante a década de 1960, a avenida abrigou algumas das principais mansões de propriedade da elite econômica da cidade; posteriormente, em função de sua posição privilegiada (vetor sul da cidade), consolidou-se como um importante setor bancário.