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Trecho da Nove de Julho é liberado  

Previsão é que o trecho entre as ruas São José e Garibaldi seja liberado ao tráfego de veículos na próxima semana, começo de junho 

Com uma semana de atraso em relação ao novo cronograma oficial, o trecho entre a São José e a Garibaldi foi liberado ao tráfego na manhã de ontem (Alfredo Risk)

A primeira etapa das obras de restauração, revitalização e de construção de corredor de ônibus na centenária avenida Nove de Julho, cartão postal de Ribeirão Preto, entre as ruas São José e Garibaldi, terminaram na manhã desta segunda-feira, 10 de junho, segundo informações da Secretaria Municipal de Obras Públicas.  
 
Com uma semana de atraso em relação ao novo cronograma oficial o projeto original previa que esta etapa seria concluída em setembro de 2023 , o trecho foi liberado ao tráfego de veículos ainda na manhã de ontem. Já as obras da segunda fase, entre as ruas Marcondes Salgado e Cerqueira César, começaram no dia 17 de maio com a retirada dos paralelepípedos.  
 
Este trecho está interditado. A estimativa é que a segunda etapa seja concluída no final de junho. De acordo com a Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda, construtora responsável pela execução dessas obras, este bloqueio tem previsão de duração de 60 dias. Na região desta interdição há acessos locais somente para moradores e comerciantes.   
 
Na primeira etapa, em cada quarteirão da avenida, antes da colocação dos paralelepípedos, foram realizados os serviços de escavação de cerca de 27 centímetros, o reparo das redes de água e esgoto e a construção dos tubos de concreto, bocas de lobo, poços de visitas e as caixas de concreto complementares.  
 
Logo depois, foram feitos os serviços de recomposição da base com 15 centímetros de brita graduada simples, a colocação da camada de concreto rolado, e despejado o coxim de pó pedra. De acordo com o secretário de Obras Públicas, Pedro Pegoraro, o trabalho de assentamento dos paralelepípedos está sendo feito para evitar a abertura de buracos.  
 
“O serviço que é feito aqui nunca foi realizado. A empresa está construindo várias camadas, antes da colocação das pedras. Dessa forma, os paralelepípedos ficam totalmente compactados e firmes. O processo escolhido é para suportar o alto fluxo de veículos que passam pela avenida ao longo do dia”, afirma o secretário. 
 
Outros trechos da Nove de Julho com interdições ficam na pista Centro/Bairro da Barão do Amazonas até a Comandante Marcondes Salgado; e nas duas pistas da avenida entre a Marcondes Salgado e São José. As obras foram retomadas Em 22 de abril. Os trabalhos vão durar um ano, segundo o cronograma anunciado pela construtora.  
 
A ordem de serviço foi assinada no dia 9 de abril pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB). Essas intervenções na Nove de Julho estão previstas para terminar em 1º de dezembro deste ano, já que no dia 2 começa o horário especial estendido do comércio visando as vendas do Natal.  
 
O cronograma prevê sete etapas nos 1.600 metros da via, a maioria com prazo de duração de um mês. Seis já foram divulgados.  A Construtora Metropolitana – que teve o contrato rescindido em dezembro por não cumprir cláusulas contratuais – concluiu apenas 8% dos trabalhos entre a São José e Garibaldi, quando deveria ter chegado a 40%. A previsão inicial era entregar o primeiro trecho em setembro do ano passado.  
 
A Era-Técnica Engenharia recomeçou os trabalhos pelos trechos da avenida Nove de Julho que estavam com as obras paralisadas desde dezembro de 2023. Uma segunda frente de serviço iniciou, ainda em maio, as obras de implantação das galerias de água nas ruas São José e Comandante Marcondes Salgado, começando os trabalhos pela avenida Doutor Francisco Junqueira até a Visconde do Rio Branco. 
 
Este trabalho será executado durante um ano, em sete etapas, paralelamente às obras na avenida Nove de Julho. Além da São José, onde os trabalhos de instalação da macrodrenagem devem terminar em 15 de março de 2025, também haverá intervenção na Comandante Marcondes Salgado – de 15 de junho até 20 de abril do ano que vem.  
 
O plano inicial previa a entrega da em 19 de junho, no aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto. A prefeitura de Ribeirão Preto homologou a licitação em 26 de março. A empresa Era-Técnica Engenharia Construções e Serviços Ltda. venceu o certame ao apresentar proposta no valor global de R$ 32.411.776,19.  
 
A economia foi de 5,63% em relação ao custo estimado inicialmente, de R$ R$ 34.344.037,88, desconto de R$ 1.932.261,69. Porém, o acréscimo chega a R$ 1.279.674,42, aumento de 4,11% em relação aos R$ 31.132.101,77 propostos pela Construtora Metropolitana, do Rio de Janeiro, que venceu o certame anterior, mas teve o contrato rescindido pelo governo Duarte Nogueira em 12 de dezembro. 
 
As águas da chuva que descem da avenida Nove de Julho alagam várias ruas da região Central, desde o bairro Higienópolis, no entorno do ShoppingSantaÚrsula, até a região da Estação Rodoviária, na Baixada. De grandes proporções, as galerias passarão a direcionar as águas, por baixo da terra, até o córrego Retiro Saudoso. 
 
Cronograma da Nove de Julho 
– Primeira etapa (concluída) 
– Segunda etapa 
Do final de maio 
ao final de junho 
Entre a São José e  
Marcondes Salgado 
– Terceira etapa  
Do final de junho 
ao final de julho 
Entre a Marcondes Salgado  
e Cerqueira César 
– Quarta etapa  
Do final de julho 
ao final de agosto 
Entre a Cerqueira César  
e a Barão do Amazonas 
– Quinta etapa  
Do final de agosto 
ao final de setembro 
Entre a Barão do Amazonas  
e a Visconde de Inhaúma 
– Sexta etapa  
Do final de setembro 
ao final de outubbro 
Entre as ruas Visconde  
de Inhaúma e Tibiriçá 
– Sétima etapa 
Não divulgado 
Entre a Garibaldi e a  
Independência 
 

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