O trecho da avenida Adelmo Perdizza – que corta bairros como o Jardim Califórnia e Alto da Boa Vista, na Zona Sul, danificado pelas fortes chuvas que caíram na primeira semana de outubro –, por onde passa o córrego Nova Aliança, teve a capacidade de escoamento redimensionada e foi liberado o tráfego nesta sexta-feira, 12 de novembro.
Foram instaladas três linhas de concreto armado, com diâmetro de 1,5 metro, bem maior que o anterior. Com isso, a capacidade de escoamento do córrego e aumentou. A expectativa do governo é que o problema seja solucionado com a intervenção.
A pista no sentido Bairro/ Centro foi interditada para o tráfego de veículos pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) depois do temporal de 7 de outubro. A Secretaria Municipal da Infraestrutura teve de interditar o trecho no dia seguinte e de forma emergencial para desentupir galeria na avenida.
No final de semana seguinte, novas chuvas danificaram o asfalto, e o problema ficou ainda maior depois do temporal do dia 14. O asfalto foi arrancado. “Com a intervenção, foi possível quintuplicar o escoamento da água, além de criar uma área para reter o aumento do volume de água quando ocorrerem chuvas fortes”, explica o secretário municipal de Infraestrutura, Carlos Eduardo Alencastre.