Tribuna Ribeirão
DestaquePolítica

TRE paulista recebe mais de 1.700 ações 

A Justiça Eleitoral paulista recebeu, até terça-feira, 10 de setembro, mais de 1.700 processos sobre propaganda relativos às eleições municipais de 2024 (Divulgação/TRE )

A Justiça Eleitoral paulista recebeu, até terça-feira, 10 de setembro, mais de 1.700 processos sobre propaganda relativos às eleições municipais de 2024. As ações protocoladas envolvem denúncias em redes sociais, outdoors, meios institucionais, banners, folhetos e aplicativos de mensagem instantânea.

Entre as demandas que chegaram às zonas eleitorais (1º grau) em todo o estado, há representações por propaganda eleitoral irregular, publicidade antecipada (feita antes de 16 de agosto, data oficial do início da campanha) e pedidos de direito de resposta, ajuizados por candidatas, candidatos e partidos que alegam ser vítimas de informações falsas ou ofensas feitas por seus adversários.

Do total de processos recebidos nas zonas, mais de 800 chegaram ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (2º grau) por meio de recursos. Parte deles cita conteúdos da internet, inclusive com a utilização de inteligência artificial. No pleito municipal, a ação é de competência do juiz eleitoral.

Se julgada procedente, pode resultar na inelegibilidade do representado e daqueles que tenham contribuído para a prática do ato, além da cassação do registro ou diploma do candidato ou candidata diretamente beneficiado, informa o Tribunal Regional Eleitoral.

A consulta aos processos da Justiça Eleitoral está disponível ao público na internet. A plataforma do Processo Judicial Eletrônico (PJe) mostra ações em tramitação nas zonas eleitorais, no Tribunal regional Eleitoral e São Paulo e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Qualquer pessoa pode acessar o sistema e realizar pesquisas. É possível buscar ações de propaganda, registros de candidatura, fraude à cota de gênero, investigações para apuração de abuso do poder político ou econômico e prestações de contas de campanha, entre outras.
  

Postagens relacionadas

Sancionada a lei do reúso de água

William Teodoro

Relatório da ONU cita caso de Luana Barbosa como exemplo de racismo institucional

William Teodoro

USP Filarmônica e ALMA apresentam “O Delírio de Dom Quixote”

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com