Tribuna Ribeirão
Cultura

Travessia do Atlântico com correio vira selo

DIVULGAÇÃO/ECT

Os Correios e a Embaixa­da da França no Brasil lan­çaram, em 2 de julho, o Selo Personalizado e o Carimbo Comemorativo: Primeira Tra­vessia do Atlântico com Cor­reio Postal. O lançamento das peças filatélicas ocorreu na embaixada, em Brasília (DF), e contou com as presenças do presidente dos Correios, Flo­riano Peixoto, e do encarrega­do de negócios da Embaixada da França, Gilles Pecassou.

O selo retrata um marco na história mundial da aviação e do transporte de correspon­dências, quando foi realizada, em maio de 1930, a primeira travessia aérea transatlântica com correio postal. O piloto Jean Mermoz (1901-1936), o operador de rádio Gimié e o navegador Dabry deixaram a cidade de Saint-Louis, no Se­negal, a bordo do hidroavião Comte-de-la-Vaulx e chega­ram a Natal, no Brasil, após 21 horas de voo. Na bagagem: mais de 20 mil cartas.

O presidente dos Cor­reios, Floriano Peixoto, des­tacou a importância do ím­peto da tripulação francesa para os avanços que se segui­ram nos serviços postais. “Na esteira de suas proezas, rotas de comunicação ligando cada vez mais pontos foram esta­belecidas, abrindo caminho para a evolução do serviço postal e das rotas de comér­cio mundiais. Se hoje dispo­mos de uma malha logística complexa, eficiente e integra­da, a temos em razão de per­sonagens como Mermoz, Gi­mié e Dabry, que deram suas próprias vidas a serviço do desenvolvimento das comu­nicações”, disse o dirigente.

O encarregado de negó­cios da Embaixada da Fran­ça, Gilles Pecassou, afirmou o quanto esse capítulo heroico compartilhado pela história franco-brasileira o emociona. “A lembrança dessa epopeia importante para aviação e para os correios do Brasil e da Fran­ça ainda vive na memória da população de Natal. Celebrar essa proeza, 90 anos depois, é homenagear a coragem e a te­nacidade de homens e mulhe­res que arriscaram tudo para que o correio fosse entregue”, disse o agente diplomático.

O feito pioneiro da viagem será revisitado este ano pelo projeto “Jean Mermoz em Na­tal”, realizado pelo Serviço Cul­tural da Embaixada da França no Brasil. O projeto visa redes­cobrir a história desta travessia e reviver a trajetória do aviador Mermoz, que foi colega de ou­tro piloto conhecido mundial­mente: Antoine de Saint-Exu­péry (1900-1944), autor de ‘O Pequeno Príncipe’.
A travessia inédita encur­tou a distância entre a Euro­pa e o Novo Mundo, aplacou saudades, acelerou negócios. Uma carta que antes levava meses para chegar ao Brasil, a bordo dos navios avisos, pas­sou, então, a trazer notícias, para a época, ainda frescas. O selo estará disponível para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios.

Postagens relacionadas

‘40tena Cultural’ – Elisa Lucinda bate papo online hoje

Redação 1

Sotaques do Choro leva música ao vivo para a sala de cinema

William Teodoro

Alma leva a magia do Natal ao Pedro II

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com