O Consórcio PróUrbano, concessionário do transporte coletivo urbano em Ribeirão Preto, informou nesta quinta-feira, 24 de maio, que mesmo com as medidas de economia anunciadas na quarta-feira (23), tem óleo diesel para manter o atendimento em todas as linhas até domingo (27). No entanto, um acordo foi costurado noite de ontem entre o governo e os caminhoneiros autônomos. Não há a garantia de que a categoria aceitará a proposta, mas se a resposta for sim a população não deve ter novos transtornos por ao menos 15 dias.
O consórcio diz que se o movimento dos caminhoneiros não terminar nesta sexta-feira (25), o grupo poderá entrar com uma ação na Justiça, com pedido de liminar, alegando que se trata de serviço essencial e, assim, garantir o abastecimento de diesel para os ônibus das três empresas que foram o pool.
Nesta quinta-feira, segundo a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), 82% dos ônibus atenderam aos passageiros nos horários de pico, das seis horas da manhã às 8h30 e das 18 horas às 19h30. Por causa da greve dos motoristas de caminhão e do desabastecimento de combustível, a reguladora reduziu o número de viagens em todos os itinerários da cidade. Nesta sexta-feira a prefeitura e o consórcio devem se pronunciar novamente, já que a greve pode ser suspensa.
A medida da Transerp tem o objetivo de racionalizar o uso do óleo diesel e não permitir que o transporte público fosse totalmente paralisado. A grande maioria dos veículos do PróUrbano circularam normalmente entre as seis horas da manhã e as 8h30, e das 18 horas às 19h30. Fora desses intervalos, o transporte coletivo passou a obedecer aos horários de sábado, com intervalos mais extensos entre as viagens.
O Consórcio PróUrbano – formado pelas empresas Rápido D`Oeste (40%), Transcorp (30%) e Turb (30%) – tem uma frota de 356 ônibus que operam 118 linhas e transportam cerca de 150 mil pessoas por dia. Os horários voltarão ao normal assim que o abastecimento de diesel for normalizado. Mais informações pelo telefone 0800 7710118.
Em nota, a Transerp esclarece “que tudo está sendo feito para preservar o atendimento aos usuários do serviço e minimizar o desconforto das pessoas. Por fim, informamos que a nossa equipe do Departamento de Transporte continua monitorando o sistema para promover os ajustes necessários, principalmente, nas questões pontuais de atrasos de determinados itinerários a fim de corrigi-los.”