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Trânsito já fez cinco vítimas em 2019

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ainda de ressaca por causa das festas natalinas e do Ré­veillon, com um punhado de motoristas embriagados pro­vocando acidentes com vítimas na cidade e na região – algumas fatais –, Ribeirão Preto começou 2019 com cinco mortes em de­corrência de acidentes de trânsi­to, diz o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosi­ga-SP), uma a cada seis dias. O balanço de janeiro foi divulgado nesta semana.

A quantidade de óbitos na malha viária de Ribeirão Preto – tem 1,5 mil quilômetros de ruas, avenidas, travessas e alamedas pavimentadas – ficou estável em relação a janeiro do ano passado, quando a cidade tam­bém registrou cinco mortes. Nos primeiros 31 dias de 2019, a grande maioria das vítimas fatais é de motocicletas: quatro, ou 80% do total. A outra estava de carro (20%). Todos são do sexo masculino.

Em janeiro do ano passado, dois homens e três mulheres morreram nas vias da cidade. Duas das vítimas estavam de moto (40%), um era ciclista (20%), um pedestre (20%) e um caso não foi identificado (20%). Em 2019, três das prin­cipais causas de óbitos no trân­sito não foram definidas. Duas pessoas morreram em colisão e choque. No mesmo mês de 2018, houve um atropelamento, uma colisão, dois choques e um caso sem definição.

Segundo o Infosiga-SP, Ri­beirão Preto fechou o ano pas­sado com 92 mortes decorrentes de acidentes de trânsito. Somen­te em dezembro foram registra­dos cinco óbitos, um a cada seis dias. Os números alarmantes, no entanto, são semelhantes aos de 2017, quando 93 pessoas morreram na malha viária da ci­dade, uma vítima fatal a menos em 2018, queda de 1,07%.

Junho e agosto foram os me­ses mais violentos, com 16 e 15 vítimas fatais, respectivamente, indica o balanço anual. No ano passado, em Ribeirão Preto, fo­ram cinco óbitos em dezembro, novembro, quatro em outubro, seis em setembro, 15 em agos­to, oito em julho, 16 em junho, nove em maio, cinco em abril, seis em março, oito em feverei­ro e cinco janeiro. O município registrou quase oito mortes por mês (7,6), uma a cada quatro dias, em média.

Pedestres, motociclistas e ciclistas foram as principais ví­timas e representam 80,4% dos casos (74). Dentre as 92 víti­mas fatais, 68 eram homens (73,9%) e 24 mulheres (26,1%) – no mesmo período de 2017 foram 79 do sexo masculi­no (84,9%) e 14 do feminino (15,1%). Em 2018, 44 motoci­clistas morreram nas ruas e ave­nidas de Ribeirão Preto, mesmo número de óbitos do período anterior. Representam 47,8% do total do ano passado. A média é de uma morte a cada oito dias.

A quantidade de pedestres mortos na malha viária de Ri­beirão Preto caiu 9,1%, baixou de 22 em 2017 para 20 em 2018, duas mortes a menos. Represen­ta 21,7% do total de óbitos. Os acidentes fatais envolvendo ciclis­tas ficaram estáveis, com leve alta de 1,1%, passando de nove para dez, um a mais. A média atual é de uma morte a cada 36 dias. Re­presenta 10,82% do total.

Menos mortes de jovens motociclistas
Em 2018, Ribeirão Preto re­duziu em 42,1% as mortes no trânsito envolvendo motociclis­tas de 18 a 29 anos. A estatística é do Movimento Paulista de Segu­rança no Trânsito (Infosiga-SP). Em 2017, as vias municipais registraram 19 óbitos deste tipo e desta faixa etária. Já no ano passado, a cidade registrou uma diminuição na quantidade de ví­timas fatais nesta faixa etária, em acidentes com motocicletas nas ruas e avenidas, quando houve onze óbitos, oito a menos.

A redução pode estar rela­cionada às ações de conscienti­zação desenvolvidas pela Em­presa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp) ao longo dos últimos 12 meses. O destaque é o projeto Habilita Seguro, criado em 2018, que tem como foco jo­vens da faixa etária analisada na estatística. Somente no primeiro ano do projeto, mais de 1.020 alunos foram alcançados.

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