O Tribuna teve acesso às propostas do Plano de Adequação da Rede de Transporte Coletivo – Covid-19, elaborado pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Robeirão Preto (Transerp) em cumprimento à determinação do Ministério Público Estadual (MPE) para evitar a superlotação nos ônibus da cidade em época de pandemia de coronavírus.
O documento será entregue ao MPE para análise e, se for o caso, aprovação pela prefeitura de Ribeirão Preto, Câmara de Vereadores, Comitê Técnico de Enfrentamento da Covid-19, Polícia Militar, Consórcio PróUrbano, Associação Comercial e Industrial (Acirp), Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e Sindicato dos Motoristas (Seturp).
De acordo com o plano, várias propostas, caso sejam implementadas, podem transformar os motoristas em profissionais multifunção. Além de dirigir, eles teriam de controlar a limitação de passageiros, estabelecida em 50% da capacvidade de cada veículos, não deixar pessoas sem máscara entrarem no ônibus e restringir o embarque de cidadãos do grupo de risco e crianças abaixo de 10 anos, exceto por motivos plenamente justificados.
Uma das propostas diz que, nos terminas urbanos, esta fiscalização poderá ser realizada pela Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana (GCM) e representantes do Ministério Público. O plano também propõe a necessidade de apoio aos motoristas pela PM e GCM para coibir atritos com os passageiros, principalmente nos terminais, estações de embarque e desembarque e pontos na área central com grande concentração de pessoas.
No documento, a Transerp ressalta que a implantação das mudanças exigirá, no mínimo, um, período de 48 horas, tempo necessário para parametrizar o sistema, bem como um plano de comunicação para que o usuário esteja minimamente informado e não seja prejudicado. Atualmente a frota do transporte urbano opera, em média, com 70% dos veículos.
Isso representa 250 do total de 356 – são 118 linhas. Aos domingos e feriados, a redução chega a 60%. Nos finais de semana, o transporte coletivo já trabalha com 37% dos veículos a menos – mesmo antes da pandemia de covid-19. O plano foi concluído depois de várias reuniões. O grupo concessionário é formado pelas viações Rápido D’Oeste (40%), Transcorp (30%) e Turb (30%).