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Transerp recebe R$ 1,6 mi da prefeitura

JF PIMENTA-ESPECIAL PARA O TRIBUNA

O Tribuna teve acesso às propostas do Plano de Ade­quação da Rede de Trans­porte Coletivo – Covid-19, elaborado pela Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Robeirão Preto (Transerp) em cumprimento à determi­nação do Ministério Público Estadual (MPE) para evitar a superlotação nos ônibus da cidade em época de pande­mia de coronavírus.

O documento será entre­gue ao MPE para análise e, se for o caso, aprovação pela prefeitura de Ribeirão Preto, Câmara de Vereadores, Co­mitê Técnico de Enfrenta­mento da Covid-19, Polícia Militar, Consórcio PróUrba­no, Associação Comercial e Industrial (Acirp), Sindicato do Comércio Varejista (Sin­covarp) e Sindicato dos Mo­toristas (Seturp).

De acordo com o plano, várias propostas, caso se­jam implementadas, podem transformar os motoristas em profissionais multifunção. Além de dirigir, eles teriam de controlar a limitação de passageiros, estabelecida em 50% da capacvidade de cada veículos, não deixar pesso­as sem máscara entrarem no ônibus e restringir o embar­que de cidadãos do grupo de risco e crianças abaixo de 10 anos, exceto por motivos ple­namente justificados.

Uma das propostas diz que, nos terminas urbanos, esta fis­calização poderá ser realizada pela Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana (GCM) e representantes do Ministério Público. O plano também pro­põe a necessidade de apoio aos motoristas pela PM e GCM para coibir atritos com os pas­sageiros, principalmente nos terminais, estações de embar­que e desembarque e pontos na área central com gran­de concentração de pessoas.

No documento, a Tran­serp ressalta que a implanta­ção das mudanças exigirá, no mínimo, um, período de 48 horas, tempo necessário para parametrizar o sistema, bem como um plano de comu­nicação para que o usuário esteja minimamente infor­mado e não seja prejudicado. Atualmente a frota do trans­porte urbano opera, em mé­dia, com 70% dos veículos.

Isso representa 250 do to­tal de 356 – são 118 linhas. Aos domingos e feriados, a redução chega a 60%. Nos fi­nais de semana, o transporte coletivo já trabalha com 37% dos veículos a menos – mes­mo antes da pandemia de co­vid-19. O plano foi concluído depois de várias reuniões. O grupo concessionário é for­mado pelas viações Rápido D’Oeste (40%), Transcorp (30%) e Turb (30%).

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