Por: Adalberto Luque
A Transerp instalou um semáforo na Avenida Governador Lucas Nogueira Garcez, no bairro Cidade Universitária, zona Oeste de Ribeirão Preto. O semáforo foi instalado em frente ao restaurante popular Bom Prato, que é muito procurado por pacientes e funcionários do Hospital das Clínicas Campus e de alunos e funcionários da Universidade de São Paulo.
O movimento de pedestres é intenso. Na avenida havia sinalização indicando travessia de pedestres na faixa à frente, além de limite de velocidade. Contudo, no dia 02 de junho, um homem de 59 anos acabou atropelado por uma motocicleta e morreu.
O homem atravessava a avenida na faixa e uma moto saiu de trás de um carro que estava parando para a travessia do pedestre e acabou atropelando e causando sua morte. O motociclista também ficou ferido no acidente.
Apesar de bem sinalizado, a Transerp optou por instalar o semáforo, pois os motoristas insistem em desrespeitar a faixa de pedestres naquele local. O semáforo já foi instalado e o equipamento deve entrar em funcionamento na próxima semana. Além do Bom Prato, há um ponto de ônibus urbano ao lado da faixa de pedestres.
“O local estava sinalizado nos termos do Regulamento de Sinalização Viária instituído pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, o qual dispõe que o tipo de faixa de travessia de pedestre adotado, pode estar ou não acompanhado de sinalização semafórica. Porém, o local em questão já possuía estudos de viabilidade em andamento para implantação semafórica”, informou a empresa de trânsito em nota.