A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) lançou nesta segunda-feira, 5 de novembro, o projeto “Frente Segura Ribeirão”, que consiste na implantação de uma área de espera exclusiva para motocicletas e similares antes da faixa de retenção nos semáforos. A iniciativa integra o programa “Siga Consciente”.
A sinalização horizontal prevê um espaço de cinco metros na via para que as motocicletas e similares possam aguardar a abertura do semáforo e sair antes dos outros veículos, evitando acidentes e ultrapassagens arriscadas. Inicialmente, o projeto foi implantado no cruzamento das avenidas da Saudade com a Doutor Francisco Junqueira, na divisa dos Campos Elíseos com o Centro, local que concentra um dos maiores fluxos de veículos do município.
“Com o projeto ‘Frente Segura Ribeirão’, os motociclistas e ciclistas terão prioridade, evitando que tenhamos ultrapassagens arriscadas e a expectativa é que tenhamos uma diminuição do número de acidentes em nossa cidade”, diz o superintendente da Transerp, Antonio Carlos de Oliveira Júnior. Ele também destaca que a área exclusiva para as motocicletas permite mais conforto para os automóveis, uma vez que elimina a aglomeração de motos ao lado dos carros e a disputa pelo espaço.
“Por se tratar de uma ação de engenharia de trânsito e não regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), não cabe penalidades pelo não respeito à sinalização, mas a Transerp irá promover ações de conscientização para que os motoristas respeitem esta área exclusiva para as motocicletas e similares, que são os condutores de maior vulnerabilidade no trânsito”, completa Oliveira Júnior.
Além da sinalização horizontal implantada com os pictogramas, o departamento de Trânsito da Transerp vai reforçar o trecho com placas (vertical), evidenciando que o espaço é destinado para as motocicletas e similares. A empresa listou os principais objetivos do projeto: proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo; aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia; dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres; e diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento.
Segundo o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito (Infosiga-SP), das 75 mortes registradas na malha viária de Ribeirão Preto neste ano, até 30 de setembro, 46,6% foram de motociclistas – 35 motociclistas morreram nas ruas e avenidas da cidade, aumento de 2,94% e uma a mais em relação aos 34 óbitos do mesmo período de 2017. A média é de um falecimento a cada dez dias.
Ciclista
Atropelado no dia 28 de outubro, na rua Palmiro Bim, no Parque dos Pinus, Zona Noroeste de Ribeirão Preto, Müller Antony Araújo Pereira, de 24 anos, não resistiu e foi a óbito na madrugada desta segunda-feira (5) no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Santa Casa, que comunicou o falecimento para a Polícia Civil. Ele seguia de bicicleta para a residência da avó quando um carro, que não teria respeitado a sinalização de “pare” no local, atingiu o ciclista e fugiu sem prestar socorro à vítima. Müller sofreu traumatismo craniano. A ocorrência é investigada pelo 5º Distrito Policial.