Tribuna Ribeirão
Geral

Transerp entra na mira de vereadores

ALFREDO RISK/ARQUIVO

Projeto de Lei protocolado na manhã de terça-feira, 26 de novembro, na Câmara de Vere­adores, quer obrigar a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) a avisar, com antecedência de três dias – 72 horas –, quais mudan­ças e proibições fará na malha viária da cidade – são 1,5 mil quilômetros de vias municipais e também de rodovias concedi­das pelo Estado.

A proposta de Igor Oliveira (MDB) prevê que a empresa seja obrigada a dar publicida­de, por meio dos veículos de comunicação, sobre qualquer alteração ou proibição das leis de trânsito no município. A segunda medida quer forçar a Transerp a avisar o próprio Le­gislativo antecipadamente.

“Somos os legítimos represen­tantes do povo. Não podemos ser pegos de surpresa com mudanças que vão acabar trazendo prejuí­zos à população. O cidadão tem direito ao acesso às informações a seu respeito e de seus interesses em qualquer repartição e órgão público, que no nosso caso é o de trânsito”, afirma Oliveira.

De acordo com o parla­mentar, a apresentação do pro­jeto foi necessária depois da “verdadeira confusão armada na manhã de segunda-feira (25) na avenida Nove de Julho, um dos principais corredores de tráfego de Ribeirão Preto”. Naquele dia, a Transerp pro­moveu mudanças na sinaliza­ção da via, proibindo o estacio­namento em trechos do canteiro central, em frente aos pontos de parada de ônibus na avenida.

A empresa distribuiu um comunicado à imprensa na ma­nhã de segunda-feira, sem aviso prévio, mas esqueceu de avisar a Polícia Militar, que autuou vários motoristas – a Transerp vai anular as multas, mas o condutor precisa entrar com recurso. “Considero isso um verdadeiro absurdo. Es­tão prejudicando os motoristas. Melhorias são bem-vindas, mas mudar da noite para o dia e ainda multar os motoristas é no mínimo abusivo”, afirma o vereador.

A Transerp já informou que houve uma falha de comunicação e que é praxe da empresa avisar qualquer alteração no trânsito com antecedência. Agora, o proje­to de Igor Olioveira seguirá para a Secretaria Legislativa onde poderá receber emendas. Por considerar que a companhia de tráfego fa­lhou na divulgação das alterações de trânsito aplicadas, Marcos Papa (Rede) quer que os autos de in­fração sejam convertidos imedia­tamente em apenas advertências, sem a necessidade de recurso.

A solicitação foi formaliza­da por meio de requerimento, endereçado ao prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB). O docu­mento foi aprovado na sessão da Câmara de terça-feira, 26 de no­vembro. No requerimento, Papa destaca que “motoristas devem ser informados com antecedência sobre alterações e proibições, que a exemplo do caso em questão esta­vam acostumados a estacionarem seus veículos junto ao canteiro central há muitos anos”.

Postagens relacionadas

PUBLICIDADE: Doar sangue é um ato nobre

Redação 1

PUBLICIDADE: MEU AMBIENTE – Responsabilidade Cidadã Compartilhada

Redação 1

Casos de mpox superam 2023 

Redação 2

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com