A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) promoveu, na semana passada, uma fiscalização em conjunto com o 51º Batalhão de Polícia Militar do Estado de São Paulo, com o objetivo de vistoriar os veículos que realizam o transporte municipal e intermunicipal de passageiros na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP).
As abordagens foram realizadas no cruzamento da Avenida Doutor Francisco Junqueira com a Rua Cesário Mota, na zona leste, e no cruzamento da Avenida Professor João Fiúsa com a Carlos Consoni, na zona sul. Durante a operação, foram abordados e fiscalizados 25 veículos, dos quais 10 foram autuados e um foi removido para o pátio da Transerp devido ao vencimento do licenciamento.
Segundo o diretor de Transporte da Transerp, Anísio Elias Silva, em Ribeirão Preto, na malha viária local tem se registrado ocorrências em que veículos sem a autorização necessária circulem pela cidade prejudicando a segurança e a fluidez do trânsito. “Em alguns casos, temos verificado inclusive casos em que veículos circulam com a porta aberta. Na maioria das vezes, a intenção desta prática é para garantir a facilidade do desembarque e embarque dos usuários. Tal ação pode ocasionar acidentes graves”, alerta.
A orientação da Transerp é para que a população utilize veículos regulamentados devido à segurança oferecida, pois o mesmo conta com manutenção e fiscalização regular, e os motoristas devem ter o curso de transporte coletivo de passageiros. A empresa ainda informa que outras ações serão planejadas brevemente, com a finalidade de preservar a segurança do usuário que utiliza o transporte intermunicipal.