Tribuna Ribeirão
Política

TRANSERP DEFINE ONZE ITINERÁRIOS

Uma resolução assinada pelo superintendente da Empresa de Trãnsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Antônio Carlos de Oliveira Júnior, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta segunda-feira, 18 de dezem­bro, define os itinerários e os pontos de parada de ônibus de 26 cidades do entorno que diariamente trans­portam estudantes e trabalhadores.

A resolução disciplina locais de embarque e desembarque no pe­rímetro urbano de Ribeirão Preto das linhas do transporte coletivo in­termunicipal, o popular ”suburbano”. De acordo com a Transerp, ”as ope­rações deverão ser realizadas nos pontos de parada regulamentados e sinalizados para essa modalidade de transporte ou para os serviços de transporte coletivo urbano”.

Ainda de acordo com a reso­lução, a partir de agora ”ficam ex­pressamente proibidas as referidas operações (de embarque e desem­barque) em rotatórias, canteiro cen­tral de avenidas ou quaisquer outros locais que prejudiquem a fluidez do trânsito e a segurança dos pedes­tres”. Quem desrespeitar as regras será ”caracterizado como transporte clandestino de passageiros, consti­tuindo-se infração passível de apli­cação das penalidades cabíveis”.

Os onze itinerários estabeleci­dos pela Transerp devem ser obser­vados pelos motoristas dos ônibus suburbanos que chegam e partem para 26 cidades da região: Altinópo­lis, Batatais, Brodowski, Jardinópolis, Dumont, Pradópolis, Guariba, Ser­tãozinho, Barrinha, Pontal, Viradou­ro, Taquaritinga, Matão, Bebedouro, Jaboticabal, Monte Alto, Catanduva, Cravinhos, Luiz Antonio, Santa Rosa do Viterbo, São Simão, Tambaú, Serrana, Serra Azul, Rincão e Cruz das Posses. O itinerário completa de cada linha pode ser conferido no DOM, à disposição no site da prefei­tura (www.ribeiraopreto.sp.gov.br).

O principal objetivo é garantir maior segurança aos passageiros e evitar a atuação de clandestinos com a definição de pontos de para­da de ônibus. Prefeitos, vereadores, empregadas domésticas, porteiros, seguranças e várias pessoas que moram em cidades da microrregião, mas trabalham em Ribeirão Preto e dependem do transporte intermu­nicipal, estavam preocupados com a alteração que faria os usuários gastar mais com condução – os pontos de parada ficavam longe dos destinos.

Agora, a atual gestão assumiu o compromisso de permitir o embarque e o desembarque em locais definidos. Os usuários do transporte suburbano que chegam de cidades como Bar­rinha, Pradópolis, Guariba ou de Du­mont, não vão precisar sofrer o trans­torno que estava previsto – cerca de três mil pessoas dessas cidades usam o transporte suburbano diariamente.

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