A partir deste sábado, 20 de janeiro, 17 das 39 linhas que passam pelo ponto de ônibus em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião, na rua Florêncio de Abreu, na Praça das Bandeiras, serão transferidas para a Prudente de Morais – dois quarteirões acima. Os pontos na rua Lafaiete, próximo ao Palácio Episcopal, também serão deslocados.
A mudança vai afetar 29,3% das linhas da região – são 58 em todo o entorno. As 17 linhas de ônibus afetadas circularão pela rua Cerqueira César até a Prudente de Morais, onde realizarão a conversão à direita, trafegando até a José Bonifácio, acessando o terminal de ônibus – Plataforma I (anexo ao terminal principal Doutora Evangelina de Carvalho Passig).
Serão instalados dois pontos de ônibus na rua Prudente de Morais, um antes da rua Barão do Amazonas e outro entre as ruas Álvares Cabral e Amador Bueno, próximo à Secretaria Municipal de Saúde, que muito facilitará o atendimentos aos cidadãos. Já a rua Lafaiete, atrás da Catedral Metropolirtana, também receberá reformulações nos seus pontos de parada.
Atualmente, na rua Lafaiete estão regulamentados dois pontos de ônibus que atendem conjuntamente oito linhas. Com a mudança, o ponto da rua em frente à Casa Episcopal será desativado e das oito linhas, três serão remanejadas para o ponto junto à rua Visconde de Inhaúma e cinco para o ponto junto à rua Barão do Amazonas.
A mudança atende à reivindicação da Igreja Católica, que há anos tenta impedir a construção de uma plataforma no lugar do ponto de ônibus que existe no local, alegando que o tráfego pesado causa rachaduras no templo, tombado como patrimônio histórico.
A Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp) promoveu uma campanha de orientação nas imediações, com distribuição de panfletos aos passageiros. A prefeitura teve acesso a alguns laudos do padre Francisco Zanardo Moussa, o “Padre Chico”, da Catedral Metropolitana.
Os documentos apontam que desde o começo do ano algumas fissuras aumentaram. O pavimento da rua Florêncio de Abreu, entre as ruas Tibiriçá e Visconde de Inhaúma, também será substituído por outro – a obra já estava prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Transerp, prefeitura e Ministério Público Estadual (MPE).
As datas de início e término do projeto, assim como o valor da obra, ainda não foram divulgados pela administração. Em agosto do ano passado, o então secretário de Obras Públicas, Abranche Fuad Abdo, disse que o custo total serial de R$ 5 milhões. De acordo com o prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB), aproximadamente 1,5 mil ônibus passam por dia na porta da Catedral Metropolitana.
O reforço da fundação da Igreja Matriz está estimado em R$ 1,6 milhão. Com o apoio da prefeitura, o padre vai buscar recursos para viabilizar a restauração. Segundo a Transerp, a alteração também tem como objetivo garantir segurança e melhorar a fluidez do trânsito na região Central, pois ali ocorre uma sucessão de conflitos entre ônibus, veículos e motociclistas no trajeto atual. Além disso, a mudança irá contribuir na diminuição das vibrações do pavimento defronte à Catedral Metropolitana.
Plataformas – O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) aprovou as alterações sugeridas pela prefeitura de Ribeirão Preto nas duas estações de embarque e desembarque da rua Américo Brasiliense e na da rua Visconde de Inhaúma, no entorno da Praça das Bandeiras, na região central da cidade. A reforma será feita pelo Consórcio PróUrbano, que ainda ano foi notificado. A administração aguarda o relatório final do Condephat com a descrição das alterações solicitadas para comunicar o grupo.