Tribuna Ribeirão
DestaqueEconomia

Trabalho temporário cresce 7,13%  

Dados da Assrettem apontam alta de 7,13% em relação a 2023; indústria, logística e e-commerce impulsionaram as contratações 

“As empresas, cada vez mais, se apoiam nesta modalidade para atender às suas demandas transitórias de mercado”, diz Alexandre Leite Lopes (Divulgação)

Apesar de um cenário econômico desafiador, com inflação elevada, juros altos e a volatilidade do dólar, o trabalho temporário surpreendeu positivamente ao fechar o ano de 2024 com crescimento. De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), ao longo dos meses, o total de contratos chegou a 2,4 milhões, marcando um aumento de 7,13% em relação a 2023. 
 
O ano foi marcado por uma forte demanda em setores específicos, como logística e e-commerce, que impulsionaram a geração de contratos de mão de obra temporária devido ao crescimento do consumo, independente do trimestre.  
 
As indústrias, por sua vez, também buscaram a flexibilidade, rapidez e segurança jurídica do trabalho temporário para suprir as necessidades transitórias, principalmente no segundo semestre, quando a demanda por produtos e serviços atingiu picos devido às datas sazonais e promoções de fim de ano. 
 
Ao todo, foram aproximadamente 497 mil contratos temporários registrados no quarto trimestre, um aumento de 10% em relação aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023. Este resultado positivo impulsionou veemente o balanço favorável de 2024. 
 
Otimismo para 2025Diante desse contexto, as projeções da Assefrttem para 2025 apontam um cenário igualmente favorável para o trabalho temporário. “Estamos otimistas para 2025. O trabalho temporário tem se destacado como um regime jurídico que oferece às empresas a flexibilidade necessária para gerir sua força de trabalho em meio a um cenário de incertezas”, aponta o presidente da associação, Alexandre Leite Lopes. 
 
As empresas, cada vez mais, se apoiam nesta modalidade para atender às suas demandas transitórias de mercado, e a tendência é que o setor siga em crescimento”, diz. Lopes ainda ressalta que apesar de todos os números atualmente indicarem que 2025 será um ano de desafios, com inflação e juros altos, ainda prevê um crescimento significativo no trabalho temporário. 
 
“Isso se deve ao fato de que, em períodos de dificuldades econômicas, as empresas tendem a buscar soluções mais flexíveis para ajustar sua força de trabalho conforme as variações do mercado”, completa. Em relação às expectativas para o início de 2025, a Asserttem divulgará, no início de fevereiro, a projeção do primeiro trimestre, oferecendo uma visão mais detalhada sobre o mercado nos próximos meses. 
 

Postagens relacionadas

Vereador Orlando Pesotti é assaltado na zona Norte

Redação

Aos 82, morre Celso, da Autopeças Cenedeze

Redação

Botafogo atropela a Inter de Limeira e está na final do Troféu do Interior

Redação 8

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade