Tribuna Ribeirão
DestaqueGeral

Trabalho de estudante vira projeto de lei em cidade da região

DIVULGAÇÃO

Um trabalho de faculdade acabou rendendo uma história inusitada e que superou qual­quer expectativa ou pretensão de seu autor. O então aluno Marcos dos Santos, morador de Santa Cruz da Esperan­ça — município localizado a cerca de 50 Km de Ribeirão Preto —, teve a ideia de fazer uma pesquisa para fomentar a preservação dos patrimô­nios culturais de sua cidade.

O que ele não esperava é que o trabalho viraria projeto de lei no município. Formado em história, no final de 2020, Santos contou que a ideia de de­senvolver essa pesquisa surgiu por meio de uma atividade pro­posta por uma de suas professo­ras para a disciplina de História, Memória e Patrimônio Cultural.

Em um primeiro momen­to, o exercício propunha uma pesquisa dos monumentos e celebrações que uma comuni­dade identificava e reconhecia como símbolo da cultura local. Foi nesse momento que o ago­ra historiador pensou em San­ta Cruz da Esperança.

Marcos dos Santos comentou que a ideia de desenvolver essa pesquisa surgiu por meio de uma atividade disciplinar

“Preservar a memória é fun­ção do historiador, assim como de todo o cidadão. Eu me senti na obrigação de tentar contri­buir para a salvaguarda dos pa­trimônios locais”, disse. Santos ainda ressaltou que o trabalho contou com a orientação de sua professora Nainora de Freitas e passou por algumas alterações legais na Câmara Municipal.

Além de desenvolver polí­ticas públicas para a preserva­ção dos patrimônios culturais imateriais e materiais de Santa Cruz da Esperança, o projeto tem o objetivo de fortalecer, em conjunto com a comunidade, o poder público e a Secretaria de Educação, atividades pedagógi­cas de educação patrimonial.

A sensação de contribuir com a preservação da história de sua cidade é indescritível, se­gundo Santos. “Ver todo o seu trabalho se transformar em algo significativo para a comunidade que te moldou como sujeito his­tórico é fantástico”, comentou. O projeto de lei está disponível no site da Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Esperança.

 

Postagens relacionadas

Promotor mira “Supersalários” da prefeitura

Redação 5

Doze filmes brasileiros vão concorrer a uma vaga no Oscar 2025

Redação 2

PUBLICIDADE: O Casamento da Dona Baratinha

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com