Esta sobremesa tradicional do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, não é muito comum por aqui. Ou melhor: não era! Pode apostar: vai virar hit na sua casa.
Massa (Ingredientes)
1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
100 g de manteiga gelada
3 colheres (sopa) de açúcar
1 ovo
Modo de Preparo
Numa tigela grande, misture a farinha com o açúcar. Acrescente a manteiga em cubos e misture com a mão, beliscando com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.
Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele numa bola e achate delicadamente num disco. Coloque na tigela, embrulhe com filme e leve à geladeira por, no mínimo, 30 minutos para firmar (se preferir, prepare a massa no dia anterior).
Retire a massa da geladeira 5 minutos antes de abrir. Enquanto isso, separe uma fôrma redonda canelada de fundo removível de 22 cm de diâmetro e 2 sacos plásticos para alimentos.
Para abrir a massa, coloque-a entre os dois sacos plásticos abertos – a massa doce é mais quebradiça, os sacos ajudam a manter o formato. Com o rolo de macarrão, comece a abrir a massa. No começo ela é resistente e as laterais tendem a rachar; caso isso aconteça, pressione delicadamente a massa com as mãos para remendar e manter o formato. Abra a massa até formar um círculo 6 cm maior que o diâmetro da forma.
Retire um dos plásticos e vire a massa de uma só vez sobre a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para firmar e cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com uma faca pequena, corte o excesso de massa que sobrar (você pode reservar essas sobras e assar biscoitinhos).
Leve a fôrma com a massa à geladeira por pelo menos 20 minutos para firmar – como a massa é muito amanteigada, isso evita que as laterais baixem na hora de assar. Enquanto isso, prepare o recheio.
Recheio (Ingredientes)
350 g de abóbora japonesa descascada e cortada em pedaços médios (cerca de 2 ½ xícaras)
3 ovos
¾ de xícara (chá) de açúcar demerara
¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco
1 ½ colher (chá) de canela em pó
¼ de colher (chá) de gengibre em pó
¼ de colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
Noz-moscada ralada na hora a gosto
Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
Numa panela média, coloque a abóbora com ⅓ de xícara (chá) de água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até a abóbora ficar macia – assim ela cozinha sem ficar aguada.
Transfira a abóbora cozida para uma tigela grande e amasse bem com um garfo (ou amassador de batatas), até formar um purê liso, e deixe amornar – ele não pode estar muito quente ao ser misturado aos ovos. Enquanto isso, aproveite para pré-assar a massa.
Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e rache ao assar.
Leve a base da torta ao forno para assar por 25 minutos ou até as bordas começarem a dourar. Retire os feijões e o papel e volte a massa para o forno por mais 10 minutos, até que o fundo doure levemente e perca o aspecto de cru.
Assim que o purê de abóbora estiver morno, junte as especiarias, o açúcar e misture bem com uma espátula de silicone.
Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo – se um estiver estragado, você não perde a receita. Bata os ovos com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Junte os ovos batidos ao purê de abóbora, acrescente o creme de leite e misture bem com um batedor de arame até ficar liso, mas sem incorporar ar.
Retire a base da torta do forno e preencha com o recheio de abóbora. Volte a fôrma ao forno para assar por 30 minutos ou até as bordas do recheio inflarem e ficarem firmes, mas o centro ainda estiver cremoso e brilhante.
ATENÇÃO: se assar demais, a torta vai rachar e perder a textura cremosa. Retire a torta do forno e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de desenformar e servir. Sirva com sorvete, merengue ou creme batido.