A partir da próxima segunda-feira (12), o Parque Tom Jobim, no Jardim Procópio Ferraz, Zona Norte de Ribeirão Preto, será fechado para obras de revitalização. O local vai ficar fechado ao público por até 60 dias e a previsão para reabertura é meados de maio. As intervenções fazem parte de uma parceria entre a prefeitura e a iniciativa privada, por meio da Construtora Pacaembu, que está construindo 6.991 casas populares naquela região da cidade.
A empresa já promoveu a revitalização do Cristo Redentor do Parque das Oliveiras, também na Zona Norte de Ribeirão Preto. O monumento ganhou pintura nova, iluminação, paisagismo, bancos, além de um mirante com uma bela vista. É uma nova área de lazer para os ribeirão-pretanos e fica próximo ao empreendimento da construtora, logo na entrada do bairro já é possível avistá-lo.
A revitalização do Parque Tom Jobim, área verde com 64 mil metros quadrados, pista para caminhada, quadra de esportes e até um lago, tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos frequentadores, oferecendo uma estrutura mais adequada e trazendo valorização para a região. O fechamento temporário terá campanha de divulgação por meio de placas e faixas no entorno do local e a distribuição de um comunicado em bairros como Jardim Procópio, Alexandre Balbo e José Sampaio, além de outros nas imediações.
O prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) vê com bons olhos este tipo de parceria que possibilitará ao local melhores condições para a prática da caminhada e esportes ou qualquer tipo de entretenimento. “Vamos começar pelo Tom Jobim e, em seguida, iremos para outros parques da cidade.”,
“Essa é uma boa notícia para todos de Ribeirão Preto e em especial aos frequentadores do parque Tom Jobim. Nós fizemos uma parceria com a empresa Pacaembu e a partir do dia 12 de março, o parque será fechado para uma reforma total. Assim esperamos entrega-lo à população da melhor forma possível, acolhedor, bonito, florido com paisagismo e com melhores condições para quem vier a frequentá-lo”, comemora.
Revitalização – O prefeito de Ribeirão Preto já havia anunciado a parceria em 31 de janeiro e disse que o acordo era de um ano. Na época, disse que a Construtora Pacaembu fará a manutenção permanente do Parque Tom Jobim e que em 60 dias o entregaria reformado e revitalizado. “Nós vamos revitalizá-lo totalmente, paisagismo, iluminação bancos, quadras, locais de encontros, para entregar à comunidade, em parceria com a Pacaembu esse grande espaço de lazer para a população”.
Decreto – A ação contempla o decreto, regulamentado em novembro de 2017, pelo Executivo municipal, e prevê a parceria entre iniciativa privada, sociedade civil organizada e poder público na implantação, conservação, recuperação ou manutenção de áreas verdes, parques, jardins, praças, rotatórias e canteiros centrais de avenidas. Em troca, o parceiro terá o direito de afixar uma ou mais placas padronizadas conforme especificações.
De acordo com o decreto que regulamenta a lei nº 8.104, os interessados em participar do programa deverão protocolar solicitação indicando a área pública de seu interesse, ilustrada em croqui, na Coordenadoria de Limpeza Urbana (CLU). A solicitação deverá vir acompanhada de proposta ou projetos, memoriais descritivos e documentos do interessado, tais como: contrato social da empresa/entidade e documento de identidade do responsável pela empresa.
Encerrada a parceria, as melhorias realizadas nos espaços públicos passam a integrar o patrimônio público, sem qualquer direito de indenização, devendo o parceiro efetuar a retirada das placas de publicidade de sua empresa, no prazo máximo de 15 dias, sendo entregue ao município em perfeitas condições de funcionamento e uso. O termo de parceria tem prazo de validade de um ano, renovável automaticamente a cada ano, até o período máximo de cinco anos, contados da data de sua assinatura.