O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo está promovendo até o dia 24 deste mês, a exposição “#NaLata”, coordenada pela ‘artivista’ Elaine Almeida. A exposição faz parte do projeto “Arte e Cultura no TJSP” e acontece no Fórum de Ribeirão Preto (Rua Alice Além Saadi, 1010), de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 19 horas.
Em sua manifestação artística contra a discriminação e violência contra as mulheres, Elaine Almeida lança frases de efeito e de reflexão como “Mesmo soFrida jamais me Kahlo”; “O silêncio mata”; “Bebida não justifica!”; “Insulto não é elogio”; “Roupa não Justifica”; “Mulher a culpa não é sua!” e “Depois do não, é tudo assédio”.
Elaine Almeida e o projeto #Na Lata
Mudar o mundo começando por nós! O projeto ‘‘Na Lata’’ tem o objetivo de expor arte com temas que provocam uma reflexão levando para uma desconstrução de padrões sociais, alertando para questões como a violência contra a mulher, machismo, homofobia, racismo, gordofobia e transfobia.
Idealizado pela artista artivista Elaine Almeida, o projeto envolve exposição de artes visuais e oficinas para jovens e adultos que queiram aprender a fazer arte com um propósito maior, buscando o envolvimento de um número cada vez maior de pessoas.
Inspirada na Arte Urbana, as pinturas são feitas com spray e caneta, usando como base telas de algodão, latinhas e papeis que são reaproveitados. Sobre a artista Elaine Almeida mora e trabalha em Ribeirão Preto.
Com formação técnica em Design de Interiores e Design Gráfico pelo Senac, aprendeu a pintar e desenvolveu sua própria técnica de Art stencil após fazer um curso livre na Faculdade Belas Artes de São Paulo.