O Tribunal de Justiça de São Paulo vetou a venda de bebidas alcoólicas dentro de estádios e praças esportivas na cidade de Ribeirão Preto. O consumo de cervejas nos estádios estava liberado desde o ano de 2015.
O pedido de suspensão da venda foi feita pela Procuradoria Geral de Justiça de São Paulo. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na última terça-feira. Prefeitura e Câmara Municipal ainda serão notificadas para manifestação.
O relator do processo no tribunal, o juiz Renato Sartorelli, aceitou a liminar e suspendeu a venda de bebidas alcoólicas em Ribeirão até o julgamento da ação. “[…] levando-se em conta que a norma impugnada pode colocar em risco a segurança de torcedores-consumidores, caracterizada, portanto, a urgência de modo a justificar o deferimento da liminar”, escreveu na solicitação da liminar.
O Botafogo ainda não se pronunciou oficialmente em relação ao caso e limitou-se a dizer que vai aguardar as orientações do seu departamento jurídico. A medida afeta diretamente o clube, já que um dos principais parceiros do Botafogo é a cervejaria Walfänger.
A empresa, além de gerir os bares dentro do estádio, está construindo um bar temático no espaço do novo empreendimento Botafoguense, na arena Eurobike. A Walfänger, através de sua assessoria, afirmou que vai aguardar as definições e de que tem ciência das movimentações dos clubes e a Câmara Municipal. “Quanto ao serviço de bebidas alcoólicas durante os jogos, a empresa aguarda uma definição, mas tem conhecimento de que os clubes, a Câmara Municipal e as entidades do setor estão tomando as devidas providências”, informou.
O Comercial ainda não se pronunciou oficialmente em relação ao assunto. Os clubes devem tomar posicionamento, já que a decisão afeta diretamente a renda de ambos os times. A Prefeitura e a Câmara Municipal afirmaram que vão recorrer da decisão.