O Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), farão 1.200 perícias em mutirões que serão realizados nas regiões administrativas judiciárias (RAJ) de Ribeirão Preto, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. As ações acontecem entre 12 e 26 de junho, com 400 agendamentos em cada, totalizando 1.200 procedimentos periciais.
A primeira ação tem início dia 12 de junho, em Ribeirão Preto, das sete às 13 horas, na rua Otto Bens nº 955, Nova Ribeirânia, com 400 agendamentos já registrados. O objetivo é sanar as perícias de medicina legal que se encontram reprimidas, em função do fechamento dos fóruns, devido à pandemia. Os atendimentos acontecerão aos sábados para evitar aglomeração.
As pessoas que precisarem de perícia e não tiverem condições de se locomoverem até dentro dos locais de atendimentos, serão periciadas em ambulâncias e veículos que ficarão nos estacionamentos dos pontos indicados, em formato “drive thru”.
O secretário da Justiça e Cidadania e superintendente interino do Imesc, Fernando José da Costa, alerta que as perícias médicas realizadas pelo Imesc são solicitadas via processo judicial e, portanto, somente serão atendidas aquelas previamente intimadas pelo Judiciário.
“Nesta ação vamos priorizar o atendimento em drive thru, para oferecer maior comodidade e segurança diante da situação que estamos vivenciando com esta pandemia”, destaca Fernando José da Costa. Uma nova agenda está sendo trabalhada para atender outras RAJs no mês de julho.
Os procedimentos nesses mutirões serão para analisar quadro de saúde de pessoas com doenças com Alzheimer, demência senil, sequelas de acidente vascular cerebral (AVC), paralisia cerebral, ações securitárias, previdenciárias, solicitações de medicamento e tratamento médico, dentre outras.