O Corinthians estreou com o pé esquerdo na temporada. Em seu primeiro jogo oficial na temporada, deu tudo errado para o time do técnico Fábio Carille. Melhor para a Ponte Preta, que mesmo atuando no estádio do Pacaembu, em São Paulo, e por mais de meio tempo com um jogador a menos, venceu por 1 a 0, com direito a um goleiro de apenas 20 anos pegando pênalti do experiente meia Jadson.
A derrota logo no primeiro jogo oficial da temporada veio com uma certa dose de crueldade. Diante de sua torcida, o time alvinegro vivia o seu melhor momento em campo, sufocava o adversário e aproveitava o fato de ter um jogador a mais quando levou o gol da Ponte Preta. Pouco depois, teve um pênalti ao seu favor e o experiente Jadson falhou diante do jovem goleiro Ivan, que passou insegurança durante a maior parte da partida, mas foi decisivo no momento certo.
Taticamente, a grande novidade em relação ao time do ano passado é o que já deu para ser visto durante a Florida Cup, nos Estados Unidos. Com Jadson centralizado e Clayson e o paraguaio Romero caindo pelas pontas, a equipe ganha em variação de jogadas.
A primeira grande oportunidade da partida aconteceu aos 32 minutos, quando Fagner fez jogada pela direita, cruzou, a bola passou por toda a área e encontrou Jadson, que acertou uma bomba na trave. Na sequência, Gabriel também tentou e mandou para fora O Corinthians parecia ter acordado.
E, aos 42 minutos, o atacante Fellipe Cardoso resolveu dar uma ajuda ao Corinthians. Em um lance simples, o jovem atacante foi afobado na bola e ao dividir com Cássio acertou a chuteira no rosto do goleiro. Como já tinha o cartão amarelo, foi advertido novamente e expulso. Com um a mais, o time da casa viu o seu caminho facilitado.
E quis o destino que no melhor momento do Corinthians, quando a equipe pressionava e não deixava a Ponte Preta passar do meio de campo, o time de Campinas (SP) achou uma brecha e foi fatal. Aos 23 minutos, Felipe Saraiva viu um buraco na defesa e acertou uma bomba de fora da área, sem chances para Cássio. Um belo gol no Pacaembu.
Com o placar adverso e um jogador a mais, o jeito ao Corinthians era ir com tudo para cima e tentar pelo menos o empate. De qualquer jeito. Após tanta pressão, aos 28 minutos Jadson fez jogada individual e foi derrubado dentro da área. Pênalti para o Corinthians. O meia, experiente, teve que encarar o jovem Ivan, que mostrou insegurança em várias saídas do gol. Mas desta vez Ivan soube esperar e saltou certeiro na bola.