A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Ribeirão Preto tem novo superintendente: Tiago Luis Sabino Caldeira, chefe da Defesa Civil Municipal. Ele assumiu o comando da corporação no lugar de Domingos Antônio Fortuna Filho, que pediu exoneração do cargo para tratar de assuntos particulares.
Atualmente, Fortuna está de férias e continuará na corporação por ser guarda metropolitano. O novo superintendente era diretor operacional subcomandante e coordenador da Defesa Civil da Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto, cargos que não exerce mais. A exoneração e a nomeação foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) de segunda-feira, 8 de abril.
Na semana passada, nove integrantes do alto escalão do governo Duarte Nogueira (PSDB) pediram exoneração de seus cargos. Os desligamentos foram publicados no DOM de quarta-feira (3). A debandada tem relação direta com as eleições municipais deste ano. Vários pretendem disputar uma vaga na Câmara de Vereadores e outros almejam ser indicados pelos partidos aos quais estão filiados para disputar a sucessão do tucano.
Deixaram o governo os secretários municipais Alessandro Hirata (PSDB, Casa Civil), Ricardo Aguiar (PSDB, secretário de Esportes), Daniel Gobbi (PP, vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano) e Gláucia Berenice (Republicanos, da Assistência Social) – vereadora licenciada, retornou à Câmara para tentar a reeleição.
Com isso, André Trindade (União Brasil) volta para a suplência. Também pediu exoneração Cristiane Framartino Bezerra (MDB), superintendente da Fundação Instituto do Livro, que disputou a prefeitura de Ribeirão Preto no pleito de 2020. Rodrigo Simões, diretor-presidente da Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (Funtec), que foi vereador por dois mandatos no período de 2013 a 2020, também deixou o cargo.
Renata Corrêa Gregoldo (PSDB), diretora do Departamento de Transparência e Integridade Pública da Controladoria Geral do Município pediu exoneração. Ela já foi presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária municipal da Assistência Social. Também foi candidata a vereadora em 2020.
Por fim, a lista inclui Yuri Diniz Saia (PSDB, administrador Regional da Região Sul) e Ismael Colosi (União Brasil, administrador Regional Oeste). O secretário municipal de Educação, Felipe Elias Miguel, cotado para disputar a prefeitura de Ribeirão Preto ou a vereança, ainda não pediu exoneração. Ele teria desistido das eleições. A prefeitura ainda não anunciou os substitutos.