Na próxima terça-feira, 26 de junho, o Theatro Pedro II recebe o espetáculo “Revoredo”, com solo de viola caipira do músico, maestro e compositor José Gustavo Julião de Camargo. A entrada é livre e gratuita, sem impressão de convites. O show busca apresentar músicas dos diversos estilos brasileiros “regionalizadas”, mas numa junção com as sofisticadas manifestações da música de concerto.
A partir daí é possível ouvir peças cheia de malabarismos violisticos do repertório dos diversos violeiros/ compositores do Brasil. Ou o oposto: músicas do sofisticado repertório de Tom Jobim – já exaurido pelas leituras mais midiáticas – em versões intimistas timbristicamente regionalizadas e ”caipiramente” menos bossa e mais nova.
É assim que não se distinguirão mais os engenhos dos “eruditos” Camargo Guarnieri (1907-1993) e Heitor Villa-Lobos (1887-1959) dos regionais Zé Côco do Riachão (1912- 1998) e Pena Branca (1939- 2010), dos anônimos do Jequitinhonha aos heterônimos musicais infinitos de Milton Nascimento. Sem esquecer das obras autorais, onde a poliestilística matuta ganha os ares caprichosos da moderna composição brasileira.
O espetáculo conta com a participação do Compositor Fernando Emboaba na elaboração de ambiência sonora e de Ricardo Biro, cineasta e projetista, trabalhando imagens em tempo real e faz parte da Série de Concertos USP, em uma parceria do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) com a Fundação Dom Pedro II.
A apresentação será às 20h30, no Theatro Pedro II, na rua Álvares Cabral nº 370, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto. O local tem capacidade para 1.588 pessoas, mas apenas 1,3 mil lugares estão liberados. Mais informações pelo telefone (16) 3977-8111.