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Theatro Pedro II já está vermelho

FOTO: ALFREDO RISK

O Theatro Pedro II, no Quarteirão Paulista, Centro Histórico de Ribeirão Preto, já está com sua fachada ilumina­da de vermelho para incentivar a doação de sangue. A ação é uma parceria do projeto itine­rante Hemocentro SAS Brasil com a prefeitura e vai até esta quinta-feira (21), feriado da Inconfidência Mineira, o po­pular “Dia de Tiradentes” – homenageia José Joaquim da Silva Xavier (1746-1792).

A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade em todo o país, uniu-se à Drogaria São Paulo e à Roche para reto­mar uma ação inovadora: o He­mocentro Itinerante SAS Brasil. O banco de sangue móvel che­gou a Ribeirão Preto na manhã desta segunda-feira e ficará na cidade até quinta-feira.

As doações poderão ser fei­tas das oito às 12 horas, na Es­planada do Theatro Pedro II, na rua Álvares Cabral nº 370, com agendamento prévio pelo site sasbrasil.org.br/hemocentro. Em 2020, a SAS Brasil deu iní­cio ao Hemocentro Itinerante com o intuito de contribuir com a coleta de sangue nos he­mocentros brasileiros, além de fomentar a cultura de doação de sangue no país.

Naquele ano, ao longo de cerca de dois meses e meio, mais de 2,1 mil pessoas doa­ram, beneficiando potencial­mente quase 9 mil pacientes. Durante a campanha, a carreta foi adaptada para as doações em linha com as normas de se­gurança sanitária de prevenção à covid-19.

Em 2021, centenas de pes­soas doaram mais de 600 litros de sangue, que beneficiaram mais de cinco mil pacientes que precisam de transfusão. Em 2022, 987 pessoas já fize­ram a doação de sangue e mais de 3,9 mil serão potencialmen­te beneficiadas. Já são 469 li­tros de sangue doados só neste ano. A carreta já rodou mais de 765 quilômetros em 2022.

Como efeito da pandemia, os estoques de sangue nos he­mocentros sofreram reduções drásticas. O quadro, mesmo antes da covid-19, já era crí­tico. Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 1,6% da população brasileira doa sangue – o equivalente a apenas 16 a cada 1.000 pesso­as. A taxa ideal, recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 5%.

Neste mês, a fachada do Pedro II foi iluminada de azul em referência ao Dia da Conscientização do Autismo. Também aderiu ao Março Li­lás, de conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer do colo de útero. Em fevereiro, ganhou novas cores em alusão à cam­panha Fevereiro Roxo e Laran­ja para conscientizar a popula­ção sobre o combate a doenças como lúpus, fibromialgia, mal de Alzheimer e leucemia.

No início do ano aderiu à campanha “Todos contra a hanseníase”, da Sociedade Bra­sileira de Hansenologia (SBH), durante o Janeiro Roxo, dedi­cado a ações de conscientiza­ção sobre a doença, que está na lista de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN).

Aderiu também ao Outu­bro Rosa para apoiar a campa­nha de conscientização e alerta para as mulheres e toda a so­ciedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero, criada na dé­cada de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

O Pedro II ainda partici­pou da campanha “Novembro Azul”, dedicada à conscienti­zação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, em prol da saúde do homem, e do “Setembro Amarelo”, de prevenção ao sui­cídio, entre outras.

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