Tribuna Ribeirão
Cultura

Textos para ajudar enlutados na pandemia

Desde julho, o Museu da Língua Portuguesa promove o projeto “A Palavra no Agora”, que aposta no compartilhamento de textos, como crônicas, poesias, textos autobiográficos e rese­nhas, publicados no site https://noagora.museudalinguaportu­guesa.org.br/ sobre pessoas que perderam um familiar durante a pandemia. A ideia é ajudar outras famílias enlutadas. Até o momento, o site recebeu 238 textos do público.

“Neste momento que es­tamos passando, descobri o verdadeiro poder da leitura, o valor de ler um livro, descobri o verdadeiro sentido de amar quem está à nossa volta, desco­bri o quão é importante o po­der do abraço, entendi o ver­dadeiro sentido da gratidão”, escreveu Sara Fraga Ferraz de Barros, de Ponta Porã (MS).

De Monte Sião (MG), P. F.A., que preferiu não ter o nome publicado, comparou a pandemia a uma música “melancólica, uma poesia profunda e questionadora”.

Contribuições
O projeto continua rece­bendo contribuições. “A ideia é que as novas urgências que vivemos sejam incorporadas tendo como base a potên­cia das palavras não só para a tradução de sentimentos, mas no acolhimento e na imaginação de futuros”, ex­plica Marília Bonas, diretora técnica do MLP.

Os exercícios de escrita podem ser feitos por qual­quer pessoa, mesmo quem nunca escreveu. São roteiros com perguntas simples, que servem como referência para fazer pensar sobre o momen­to. Quem desejar, pode en­viar seu texto para compar­tilhamento no site, para fazer uma homenagem ou para ajudar as outras pessoas. O público também pode enviar resenhas de livros, filmes, sé­ries ou outras obras de arte que ajudem a lidar com os sentimentos.

Reconstrução
O Museu da Língua Por­tuguesa está em processo de reconstrução. Um dos pri­meiros museus do mundo totalmente dedicado a um idioma, o equipamento ce­lebra a língua como elemen­to fundador e fundamental da nossa cultura. Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e am­bientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do idioma.

Postagens relacionadas

Espetáculo sobre autoabandono feminino acontece em vários espaços de RP

Redação 2

Baby Yoda ganha coleção de bonecos

Redação 1

Diane Keaton e Jeremy Irons estão em ‘Amor, Casamento & Outros Desastres’

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com