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Vereador quer a volta de terminal de ônibus no Centro

JF PIMENTA-ARQUIVO TRIBUNA

O vereador Rodrigo Simões (PDT) encaminhou requerimento ao prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) solicitando informações sobre a possibilidade de a admi­nistração municipal construir ou­tro terminal do transporte coletivo urbano, desta vez na praça Carlos Gomes, no Centro Histórico de Ribeirão Preto, região central da cidade. A decisão foi tomada após o parlamentar realizar enquete em seu perfil nas redes sociais que ouviu 440 pessoas, das quais 372 foram favoráveis à proposta (84,5%) e 68 contrários (15,5%). Entre os anos de 1986 e 1999, a praça Carlos Gomes teve um ter­minal transporte coletivo urbano por onde passavam linhas impor­tantes, algumas ainda no sistema de trólebus (ônibus elétricos, com cabos) – Fórum, Jardim Iguatemi, Jardim Presidente Dutra, Hospital das Clínicas… –, mas foi desa­tivado pelo então prefeito Luiz Roberto Jábali (PSDB) sob o argu­mento de melhoraria do trânsito na região central da cidade. O parlamentar defende a viabilida­de do equipamento como forma de diminuir os problemas enfren­tados pelos usuários que utilizam uma das linhas do transporte coletivo que passa no entorno da praça, principalmente os pontos localizados na rua Duque de Cai­xas, entre a Barão do Amazonas e a Visconde de Inhaúma. “Temos uma praça pouco utilizada e a popula­ção que usa o transporte coletivo urbano naquela região fica sob sol e chuva sem nenhum conforto. Minha proposta é de um terminal menor do que o que existia anteriormente naquele local”, declara Simões. Sobre a possibilidade de a praça ter sido tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac), o parlamentar afirmou que, em outubro de 2018, protocolou um pedido de informação aos conselheiros, mas que não obteve resposta. Dados do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Con­dephaat), que tombou em 2010 o chamado Quarteirão Paulista, apesar de a Carlos Gomes não ter sido tombada, as características (arquitetu­ra e paisagismo) da praça e da XV de Novembro devem ser preservadas pelo município. O requerimento foi enviado ao prefeito Duarte Nogueira (PSDB), ao Consórcio PróUrbano e à Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp). Além do Terminal Carlos Gomes, a administração Luiz Roberto Jábali (1997- 2000) também desativou, em 1999, o Terminal Antônio Achê, ao lado do Mercado Municipal (“Mercadão”), onde foi construído o Centro Popular de Compras (CPC). Os 22 trólebus, avaliados em R$ 700 mil, foram usados para pagar uma dívida da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano (Transerp). Na gestão Dárcy Vera (sem par­tido, 2009-2016), foram cons­truídos plataformas de embarque e desembarque de passageiros, terminais e estações nos bairros e no Centro – a Estação Catedral, com plataformas na Américo Brasi­liense e na Visconde de Inhaúma, e dois terminais na avenida Jerônimo Gonçalves, um ao lado do “Merca­dão” e outro perto da rodoviária. As obras foram bancadas pelo Consórcio PróUrbano, que investiu R$ 23,8 milhões.

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