Vindo de duas vitórias, o Botafogo volta a campo nesta sexta-feira (7) para encarar o Ceará. O duelo está marcado para as 21h30 no Estádio Castelão e é válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
Para a partida, o técnico Marcelo Chamusca tem praticamente todo o elenco à disposição. O único desfalque é o atacante João Veras. Ele está entregue ao departamento médico para tratar de problemas musculares.
Desta vez o Botafogo não tem jogadores suspensos. Guilherme Madruga retorna e volta ao time titular no lugar de Guilherme Mantuan. Apesar do bom desempenho de Mantuan nos últimos jogos, Madruga é o dono da posição.
O time deve ser basicamente o mesmo que venceu o Guarani na última rodada. A linha defensiva será composta por Thassio, Lucas Dias, Marcio e Patrick Brey. Thassio venceu a disputa com Vidal e está subindo de produção.
Na esquerda, Jean Victor vem treinando bem, mas Brey ainda não deu brecha e segue absoluto na posição. Lucas Dias e Marcio venceram a disputa com Diogo Silva e vão ganhar sequência.
A trinca de meio-campistas vai continuar sendo utilizada por Chamusca. Ele gostou da atuação de Luiz Henrique ao lado de Tárik e Madruga e Mantuan. Com mais proteção ao sistema defensivo, eles desbancaram os criativos Gustavo Xuxa e Tomás Andrade.
Aliás, a grande novidade da lista de relacionados é Gustavo Xuxa, que volta a figurar entre as opções para a partida. O jogador acertou os impasses com a diretoria e vai seguir no clube.
A única dúvida de Chamusca é no setor de ataque. Edson foi escolhido contra o Guarani e Lucas Cardoso ficou como opção. Cardoso entrou bem e colocou uma pulga atrás da orelha do treinador.
Na última sessão de treino em Ribeirão o treinador iniciou a atividade com Edson entre os titulares e depois testou Cardoso. A dúvida do treinador permaneceu durante toda a atividade e sua decisão será conhecida somente com a escalação oficial. Osman, que agora é o capitão do time, e Salatiel completam o ataque.
O Botafogo deve começar a partida com a seguinte escalação: Matheus Albino; Thassio, Lucas Dias, Marcio e Patrick Brey; Tárik, Madruga e Luiz Henrique; Osman, Salatiel e Edson (Lucas Cardoso).
Reforço
O Botafogo está próximo de confirmar a contratação do zagueiro João Maranini, 20 anos, que pertence ao Cuiabá. O jogador estava sem espaço no elenco do Dourado e chega ao Pantera com contrato de empréstimo válido até o final do Paulistão de 2024.
Na atual temporada, João Maranini disputou a Copa São Paulo, foi campeão mato-grossense pelo profissional e chegou a jogar a Copa Verde. Ele estava no elenco principal, porém não entrou em campo na Série A. O zagueiro realizou 11 jogos e marcou um gol.
No ano passado, Maranini também foi campeão estadual e jogou uma partida da Copa Sul-Americana, contra o River Plate do Uruguai. Além disso, foi peça fundamental no título inédito do Cuiabá no Campeonato Brasileiro de Aspirantes.
Histórico do confronto
Botafogo e Ceará vão se enfrentar pela terceira vez na história. O Pantera tenta vencer o clube cearense pela primeira vez. Até aqui, em dois jogos, o Vozão venceu as duas partidas, ambas disputadas no Estádio Santa Cruz.
Ceará
O Ceará chega para enfrentar o Botafogo com diversos problemas. Luiz Otávio, Chay e Richard serão desfalques. O time também perdeu o artilheiro Vitor Gabriel, que foi negociado com o futebol coreano. O técnico Guto Ferreira ainda não vai poder contar com alguns reforços contratados recentemente.