A Secretaria Municipal de Educação convocou mais 198 professores temporários remanescentes classificados no processo seletivo número 02, de 2019, para que assumam os cargos pelo período de um ano. Este é o prazo máximo permitido para a contratação do grupo.
O concurso tem vigência de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um, medida adotada agora pela prefeitura de Ribeirão Preto. A lista dos convocados foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) de sexta-feira, 14 de janeiro.
Estão sendo convocados 72 professores de Educação Básica II, 43 de Educação Básica III, 13 de Inglês, doze de Artes, dez de Ciências Físicas e Biológicas, dez de Educação Física, seis de Geografia, sete de História, 17 de Língua Portuguesa e oito de Matemática.
Todos os convocados deverão apresentar comprovante de vacinação completo contra o coronavírus. No dia 4, a Secretaria Municipal da Educação já havia autorizado o chamamento de 53 novos professores para garantir que as escolas da rede pública de ensino do município retornem presencialmente com o quadro de docentes completo.
Para compor a equipe de profissionais, foram chamados em regime estatutário, ou seja, aprovados via concurso público nº 002/2018, três professores de Língua Portuguesa, quatro professores de Matemática, dois professores de História e 44 professores de Língua Inglesa.
Neste início de ano, a Secretaria Municipal da Educação já contratou 299 professores, totalizando 3.088 educadores na rede pública de ensino de Ribeirão Preto. Desde o começo do mês de janeiro, escolas da educação infantil municipais estão abertas.
São 44 polos, entre escolas municipais e conveniadas, atendendo os alunos da educação infantil, que se inscreveram no mês de dezembro. “Os polos de Educação Infantil estão abertos nas férias escolares para auxiliar os pais e responsáveis que necessitam trabalhar neste período de férias e precisam do atendimento”, diz o secretário Felipe Elias Miguel.
“Já são 2.753 inscrições realizadas para o atendimento, mas apenas cerca de 500 alunos estão comparecendo diariamente”, explica. O atendimento nas férias escolares faz parte do acordo previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura de Ribeirão Preto e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo.
Aulas presenciais
O ano letivo para cerca de 48 mil alunos matriculados nas escolas municipais de Ribeirão Preto terá início em 3 de fevereiro, 100% presencial – com todos os estudantes em sala de aula, inclusive da educação infantil, e todas as unidades funcionando integralmente e seguindo todos os protocolos sanitários para evitar a propagação da covid-19 e, agora, das síndromes gripais.
Todos os segmentos vão retornar em fevereiro – educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação especial. A partir deste ano, a presença dos alunos em sala de aula volta a ser obrigatória, como ocorria antes da pandemia de coronavírus.
A Secretaria Municipal da Educação fará a aferição da temperatura dos alunos na entrada das escolas. Depois, os estudantes serão conduzidos diretamente para as salas de aula, além de terem sido orientados a manter o uso de máscara facial e de álcool gel para higienização das mãos.
“Nosso foco é o aluno. Tudo que envolve sua aprendizagem e recuperação destes últimos anos será feito. É muito importante que nessa retomada 100% presencial, os pais e responsáveis nos ajudem para que todos os protocolos sanitários continuem sendo cumpridos e, assim, mantermos os índices pandêmicos sob controle”, diz Felipe Elias Miguel.
A Secretaria Municipal da Educação trabalha desde 2020 para que o retorno dos estudantes acontecesse da forma mais segura possível. Todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) foram adquiridos e as adequações sanitárias sugeridas pela equipe de médicos infectologistas foram executadas nas escolas.
As unidades foram equipadas com termômetros infravermelhos, demarcações no solo nos refeitórios, pátios, banheiros e salas de aula. No ano passado, alunos do ensino fundamental voltaram 100% em novembro. As unidades de educação infantil, berçários e maternais vão receber 100% das crianças matriculadas a partir de fevereiro.
Até o final do ano passado, a rede pública do município tinha 47.271 alunos matriculados em 134 escolas de ensino fundamental e de educação infantil administradas pela prefeitura de Ribeirão Preto – 31 são Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), 37 são Centros de Educação Infantil (CEIs), 44 são Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e 22 são escolas conveniadas.