O temporal que desabou sobre Ribeirão Preto, na tarde desta segunda-feira, 3 de abril, causou mais transtornos a motoristas, pedestres, moradores e comerciantes de vários bairros da cidade. O dia virou noite, várias árvores caíram devido às rajadas de vento e algumas vias foram interditadas por causa de alagamento. O tempo fechou por volta das 15 horas.
Choveu cerca de 43 milímetros em uma hora, 63% da média para o mês, que é de 68 mm. Segundo o Climatempo, eram esperados apenas oito milímetros de chuva nesta segunda-feira, com a temperatura oscilando entre 18 graus Celsius e 30ºC. Teve raios e trovoadas e queda de energia elétrica em alguns bairros.
Segundo a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), os agentes civis foram acionados para atender várias ocorrências. Na avenida Doutor Francisco Junqueira, na pista Bairro/Centro, da Maria de Jesus Condeixa até a rua Jácomo Tonetto, as faixas de rolagem das laterais foram bloqueadas.
O tráfego foi direcionado para a faixa central durante o temporal. No final da tarde, todas as pistas estavam liberadas. A avenida Eduardo Andrea Matarazzo (Via Norte) também alagou. Na rua José da Silva, no Jardim Paulista, Zona Leste, na altura do número 230, houve interdição parcial na pista da esquerda, após danificação na malha asfáltica.
Um carro caiu na cratera aberta na rua. A enxurrada arrastou os cavaletes da Transerp e o motorista acabou caindo no buraco. Nos Campos Elíseos, na região Norte, houve queda de árvore na rua Luiz Barreto com Itu, na altura do número 34, com bloqueio parcial na via. A Defesa Civil de Ribeirão Preto informa que está realizando o monitoramento do município, com patrulhamento preventivo em vários locais.
O boletim aponta risco moderado para a cidade. Em alguns pontos foram registrados o acúmulo de água devido à intensidade da chuva, com quedas de árvores. Por enquanto não foram apontados casos de pessoas desalojadas, desabrigadas, ou de vítimas. O telefone da Defesa Civil funciona 24 horas, pelo número 199.
Infraestrutura
A Secretaria Municipal de Infraestrutura está realizando um trabalho intensivo de limpeza e manutenção nesse período de fortes chuvas, incluindo o monitoramento das barragens da cidade. Também trabalha no desentupimento de bocas de lobo em pontos de alagamento, reparos de erosões em galerias pluviais, além do monitoramento de toda a extensão dos córregos da Via Norte, Caramuru, Adelmo Perdizza, Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves.
Previsão
O ribeirão-pretano ainda deve carregar guarda-chuva, sombrinha e capa na mochila nesta semana. Com a chegada do outono, em 20 de março, a tendência é de períodos mais secos, com forte oscilação na temperatura – noites e madrugadas mais frias e calor intenso durante o dia. A umidade relativa do ar já começou a cair, apesar de a meteorologia ainda prever chuva durante a semana.
Segundo o Climatempo, entre esta terça-feira (4) e Domingo de Páscoa, 9 de abril, são esperados 62 milímetros na cidade, pouco abaixo dos 66 mm previstos para a semana passada. Os temporais devem cair nos finais de tarde, de forma isolada, e a tendência é de temperatura mais baixa à noite por causa da passagem de uma frente fria pelo Sudeste.
Os dados são atualizados diariamente. Para esta terça-feira (4), a previsão é de que chova dez milímetros em Ribeirão Preto. A chance de cair temporal na cidade chega a 80%. A temperatura mínima será de 18 graus Celsius e a máxima, de 29ºC. A umidade relativa do ar fica entre 55% e 94%.
Quarta-feira
Na quarta-feira (5), são esperados dez milímetros e a possibilidade de chover é de 80%, com temperatura entre 18ºC e 28ºC e umidade entre 43% e 92%. Na quinta-feira (6) são esperados 15 milímetros e a chance de chover na cidade chega a 90%. A temperatura mínima será de 18 graus Celsius e a máxima, de 29ºC. A umidade cai e fica entre 40% e 89%.
Semana Santa
Para a Sexta-Feira da Paixão (7), abrindo a Semana Santa, a previsão é de que chova 15 milímetros em Ribeirão Preto. A chance de cair temporal na cidade chega a 90%. A temperatura mínima será de 20 graus Celsius e a máxima, de 27ºC, e a umidade deve oscilar entre 57% e 79%. Para o Sábado de Aleluia (8), a previsão é de dez milímetros em Ribeirão Preto.
A chance de chover é de 90%. A temperatura na cidade fica entre 18 graus Celsius e 28ºC e a umidade oscila entre 74% e 94%. No Domingo de Páscoa, dia 9, são esperados apenas dois milímetros. A temperatura fica entre 17 graus e 28ºC, com a umidade relativa do ar entre 54% e 95%.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), com umidade abaixo de 30% o município entra em estado de atenção e quando o índice é inferior a 20% a situação é de alerta. Abaixo de 12% já é considerado caso de emergência.
O último verão foi um dos mais chuvosos de Ribeirão Preto, com mais de 635 milímetros. Segundo o Climatempo, somente em fevereiro choveu mais de 250 mm na cidade, 20,2% acima da média de 208,9 mm para o mês. Janeiro deste ano já é o mais chuvoso desde 2007. Foram 365 mm no início de 2023, cerca de 36,1% acima da média histórica de janeiro, de 268,2 mm.
Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Desde o início de dezembro – o mais chuvoso desde 2020, segundo o Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) –, temporais vêm causando muitos transtornos.
Tanto aos motoristas, quanto a pedestres e usuários do transporte público por causa de alagamentos e quedas de árvores. Em 2022, segundo o Ciiagro, o volume acumulado foi de 334,8 milímetros, 34,2% acima da média prevista de 249,5 milímetros. Em 2020, o volume foi de 468 milímetros.