As rajadas de vento e as pancadas de chuva que atingiram Ribeirão Preto na noite de terça-feira, 2 de janeiro, derrubaram três árvores de grande porte em bairros da cidade. Uma delas caiu sobre a pista da rua Professor Vespaziano Pizza, no cruzamento com a avenida Caramuru, no Alto da Boa Vista, zona Sul da cidade. Um carro que estava estacionado no local foi atingido pela galhada, mas não foi danificado.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas foi acionada. No entanto, o trabalho de remoção, segundo a pasta, só foi realizado na tarde de ontem. A rua onde a árvore desabou é de mão dupla. Segundo o Climatempo, a previsão é de chuva por pelo menos mais uma semana. Depois de um período de estiagem, desde meados de dezembro, chove quase que diariamente em Ribeirão Preto.
Foram registrados vários pontos de alagamento. No dia 27, a água invadiu áreas na avenida Rio Pardo, no Jardim Paiva, além das avenidas Dom Pedro I e da Saudade, no Campos Elíseos. No Centro, o cruzamento das ruas Bernardino de Campos e São José também acumulou água e dificultou a vida dos condutores. No Parque Lagoinha, o alagamento tomou conta do asfalto e invadiu parte da calçada na Rua Niterói.
As rajadas de vento já derrubaram várias árvores na cidade. Até uma decorativa, a de Natal do RibeirãoShopping, de 35 metros de altura e com milhares e lâmpadas de led, tombou em 19 de dezembro com ventos de aproximadamente 50 quilômetros por hora. No mesmo dia, várias árvores caíram em diversas regiões da cidade. No Natal, mais quatro foram ao chão.
Cravinhos – As causas ainda são desconhecidas, mas talvez as fortes chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos dias fizeram com que um prédio histórico no Centro de Cravinhos desabasse na noite desta quarta-feira (3). Populares filmaram boa parte do desabamento do prédio – centenário da rua XV de Novembro (principal da cidade) –, onde havia sido sede de partido político (PT) e mais recentemente, um brechó. O vídeo está no site e no Facebook do jornal Tribuna Ribeirão.