Tribuna Ribeirão
Cultura

Tempo, livro e literatura são destaques da programação da Fundação do Livro e Leitura nesta sexta-feira

A programação cultural desta semana da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que conta com a curadoria da Pretoteca Zenaide Zen, termina nesta sexta-feira (26/11). Todas as atividades são on-line, gratuitas e abertas à população.

A Pretoteca Zenaide Zen é uma biblioteca itinerante afrocentrada, mantida por pessoas negras, que surgiu no início deste ano com a proposta de construir um acervo literário de autores e autoras negras, resgatando a história e humanidade do continente e da diáspora africana.

Nesta quinta-feira (25/11), às 20h30, o encontro digital terá o tema “Pra ontem – um papo sobre autonomia e autogestão”, com a participação de Camila Oliveira e Marcelo Domingos, integrantes da Pretoteca Zenaide Zen, e Eduardo Donaire, da Biblioteca Zumbi dos Palmares. O bate-papo irá falar sobre livros, bibliotecas, literatura e arte com base nos princípios de autonomia e autogestão. A atividade acontece no Instagram da Fundação do Livro e Leitura.

Para encerrar a agenda, acontecem, no dia 26/11 (sexta-feira), duas atividades: a partir das 20 horas, Iuliana Rodrigues, do Resenha Preta, Clube da Leitura; Carol Gregório, produtora cultural da Biblioteca Sinhá Junqueira; e Melina Oliveira, da Pretoteca Zenaide Zen, discutem a “Circularidade: o tempo como um eterno recomeço”. Após o bate-papo, Lorena Ramos, Precy Anne e Romã Andrade, atrizes da Cia. Quadro Negro, farão uma leitura dramática do livro “Os 3 Esús e o Tempo”, de Rodrigo Cândido. A atividade acontece no Instagram da Fundação do Livro e Leitura.

Parceria

Camila Oliveira, integrante da Pretoteca, destaca que a proposta da programação é proporcionar diversas linhas de discussões. “Vivemos numa sociedade, fruto da colonização, que historicamente luta contra o tempo, sempre se movendo entre passado e futuro. A temática foi escolhida para refletirmos como esse tempo nos afeta enquanto pessoas pretas, os reflexos na nossa luta e organização de povo, já que a nossa ancestralidade africana ensina que o tempo é nosso aliado”, explica. Segundo ela, a programação irá trazer ferramentas da oralidade, da leitura e da escrita para conectar passado, presente e futuro. “Nosso público são as pessoas pretas, e sempre a ideia é proporcionar o levante do nosso povo, africano da diáspora Brasil, através de debates lúcidos e inspiradores”, conclui.

“Tempo ancestral – a sabedoria dos nossos mais velhos”

Nesta última terça-feira (23), a programação recebeu, ao vivo, os escritores Paulo Ifatide Ifamoroti, Odete Silva Dias e Maria Helena Ramos: juntos, debateram o tema “Tempo ancestral – a sabedoria dos nossos mais velhos” e destacaram que a ancestralidade deve ser lembrada e jamais esquecida. “Ela é nossa via de identidade histórica. Sem ela, não sabemos quem somos e nunca saberemos o que queremos ser. Esse é o pensamento que me move no mundo”, disse o escritor Paulo Ifatide Ifamoroti, durante o bate-papo que ainda contextualizou o início do racismo no planeta.

Para o escritor, foi quando os missionários chegaram na África para inserir a religião católica nos povos que ali viviam. “Negaram humanidade aos africanos, a um portador de cultura. Tudo o que vem da África, é negativado, todo o conhecimento é apagado ou transformado em conhecimento do branco europeu”, revelou. O escritor ainda reforçou a importância de seguir lutando contra o racismo e as diferenças impostas por esse pensamento. “Nós brigávamos por cotas raciais nas universidades, conseguimos, mas o racismo continua”.

SERVIÇO:
Live “Pra ontem – um papo sobre autonomia e autogestão”, com Camila Oliveira, Marcelo Domingos e Eduardo Donaire
Data
: 25/11 (quinta-feira)
Horário: 20h30
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)


Live: “Circularidade – o tempo como um eterno recomeço”, com 
Iuliana Rodrigues, Carol Gregório e Melina Oliveira
Data: 26/11 (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Após o bate-papo, Lorena Ramos, Precy Anne e Romã Andrade, atrizes da Cia. Quadro Negro, farão uma leitura dramática do livro “Os 3 Esús e o Tempo”, de Rodrigo Cândido
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Postagens relacionadas

Instituto recebe 61 instrumentos

Redação 1

IFF faz 10 anos e abre três mostras

Redação 1

Diogo Nogueira lança trilogia visual ‘Samba de Verão’

William Teodoro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com