Tribuna Ribeirão
Artigos

Tempo de paz e união 

Duarte Nogueira 

Estamos chegando a mais um Natal. Um tempo mágico onde os corações ampliam seus sentimentos de fé, de amor e de amizades sinceras. Tempo de celebrar muito mais o interior que o exterior de nós mesmos, de perdoar e amar com mais benevolência. Afinal, não é todo dia que se comemora o nascimento do filho de Deus. Por isso o período é de congraçamento, união e paz entre as pessoas. É também quando as orações são mais frequentes e as pessoas são mais amáveis.  

O Natal proporciona uma proximidade maior entre os seres humanos e os desejos são carregados de verdade e esperança para que a felicidade atinja a todos, indistintamente. Porque as diferenças diminuem com o clima mágico e amistoso. As distâncias se encurtam e homens e mulheres são mais felizes e demonstram isso. Mesmo os que passam por situações difíceis encontram formas de sentir com mais força o amor que parece estar no ar, em todos os lugares, vibrando como uma energia forte e oculta. 

Então fica o convite à reflexão do que fizemos e do que podemos fazer para estar em paz com nossos semelhantes. E mesmo quando encontramos respostas de que fizemos muito, temos a certeza de que muito mais podemos fazer. E que podemos acertar mais na tarefa de levar alegria e felicidade a outras pessoas. De nosso círculo de convivência ou não. De pessoas geograficamente próximas ou distantes. Às vezes basta uma breve oração ou um pensamento positivo com a força de uma palavra, de um gesto. 

Mas não é preciso penitência. Principalmente por ser essa uma época de agradecimentos e espírito leve. Quem considerar que fez pouco tem novas chances logo adiante. E pode também não se lembrar ou nem ter a dimensão do que provocou ao apenas enviar uma mensagem a alguém no decorrer do ano. Nem sempre temos a dimensão de nossos atos. O bem pode chegar a alguém de forma indireta, provocado por alguma ação despretensiosa e carregada de boa vontade, de ânimo em servir, em ajudar. Só é preciso praticar o bem. 

Quando ocupamos um cargo público, temos condições de agir muito em favor do próximo. É nossa obrigação buscar melhor qualidade de vida para quem governamos. E às vezes não é preciso uma grande obra para tocar o coração das pessoas. Podemos, no entanto, oferecer mais facilidades nos mais variados setores da vida em sociedade. Sempre buscamos melhorar os atendimentos sociais de saúde, educação, assistência social etc. Mas pode ocorrer de uma ação esportiva desencadear a revelação de um grande talento. 

Temos trabalhado firmemente na saúde e uma de nossas principais conquistas neste ano foi o AME (Ambulatório Regional de Especialidades) que já está atendendo pacientes de toda a região. Também estamos realizando a licitação para a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Ribeirão Verde, com recursos próprios da prefeitura. Na Educação, investimos em várias frentes, como na construção de 25 escolas, colocação de ar condicionado nas unidades escolares e melhoramento do currículo com ampliação do número de aulas. 

Neste ano avançamos bastante no programa Ribeirão Mobilidade. Ontem mesmo entregamos o complexo viário “Comendador Antônio Lopes Balau” na zona Norte. Pelo mesmo programa também finalizamos e entregamos o corredor Norte-Sul e ainda o túnel José Bonifácio, que liga a avenida Independência à Presidente Vargas. Se assim trabalhamos é pensando sempre no conforto e bem-estar das pessoas. Seja no atendimento de algum serviço, seja em viagens mais rápidas do transporte coletivo, porque priorizamos a convivência entre as pessoas. E Natal é convivência, celebração, comunhão. Assim, esperamos que você tenha um feliz e santo Natal. 

Postagens relacionadas

Sem educadores não se faz educação de qualidade

Redação 1

As especiarias 

William Teodoro

Encolher ou fortalecer o Estado?

Redação 1

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Aceitar Política de Privacidade

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com