A 25ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow 2018), que começou nesta segunda-feira, 30 de abril, e vai até sexta-feira, 4 de maio, atraiu a atenção de muitos políticos, principalmente porque em outubro tem eleição para presidente da República, governador, senadores, deputado federal e deputado estadual. Para a solenidade de abertura, nesta segunda-feira (30), na Arena do Conhecimento (ao lado da Praça Central), foram confirmadas as presenças do governador Marcio França (PSB), do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, do prefeito Duarte Nogueira Júnior (PSDB) e do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Sergio Ferreira Jardim. O presidente Michel Temer (MDB) havia confirmado presença, mas desistiu na tarde de ontem.
Também confirmaram a participação vários senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos de outros municípios e vereadores, além de diversas lideranças setoriais com atividades relacionados ao agronegócio. Os tucanos Geraldo Alckmin, João Dória, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles (MDB) e o também presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) confirmaram presença. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, não confirmou presença.
Coleção de tratores – A organização da Agrishow preparou um espaço especial para os amantes de tratores do Brasil. O Memórias do Campo irá apresentar, de 30 de abril a 4 de maio, na Praça Central, quatro relíquias da coleção particular de Antonio Tittoto, de 1954, 1956, 1957 e 1982, norte-americanos, italiano e brasileiro; movidos à diesel, etanol e gasolina.
Os visitantes da principal feira de tecnologia para o agronegócio na América Latina poderão conferir um modelo “8 N”, com tração 4×2, 25 cavalos, motor em linha quatro cilindros, movido à gasolina e fabricado em 1956 pela Ford nos Estados Unidos. Também estará no Memórias do Campo, o modelo “L25” da italiana Landini, com motor horizontal de 1 cilindro, potência de 25 cavalos, tração 4×2, movido a diesel e produzido em 1957.
Outro integrante da galeria que estará em exposição é trator CBT 3.000, com motor de V8, movido a etanol, produzido pela CBT Brasil (Companhia Brasileira de Tratores), em 1982. Ele é o equipamento com mais potência da coleção participar (110 cavalos). O último trator é um modelo “R”, fabricado em 1954 pela John Deere, com motor horizontal de dois cilindros, potência de aproximadamente 70 cavalos, movido a diesel.
A 25ª Agrishow terá ainda outras atrações, como a Arena de Demonstrações de Campo, com curadoria da Coopercitrus, e a Arena de Conhecimento, palco de informações atualizadas e conteúdo relevante sobre os principais temas que norteiam o agronegócio.