A Secretaria da Saúde iniciou nesta quinta-feira, 9 de março, as obras de reforma estrutural na Unidade de Pronto Atendimento Doutor Luis Atílio Losi Viana (UPA Leste), na avenida Treze de Maio nº 353, Jardim Paulista. O atendimento aos usuários será mantido.
Após as fortes chuvas dos últimos meses, desde dezembro do ano passado, surgiram vazamentos e infiltrações a partir do teto na unidade. Por isso, a reforma vai reparar os danos e ampliar a capacidade de saída das águas das chuvas do telhado, o que implicará a troca de todas as telhas do prédio.
De forma preventiva, a recepção da UPA já foi isolada, para garantir toda a segurança dos usuários, embora a vistoria realizada pelos engenheiros tenha apontado que não há risco para quem estiver no prédio. O prazo previsto para conclusão é de dois meses.
Em 14 de julho do ano passado, a Câmara de Ribeirão Preto aprovou o remanejamento de R$ 1.072.545,00 pela Secretaria Municipal da Fazenda para a reforma do telhado da UPA da Treze de Maio. Os recursos que seriam da Secretaria Municipal da Saúde são saldo superavitário do exercício de 2021.
O projeto já previa a reforma do telhado. “Constatou-se que para solução dos problemas de infiltração será necessária uma reforma no telhado com a necessidade de se substituir o tipo de telhamento bem como redimensionar e substituir as calhas, rufos e condutores”, dizia parte da justificativa.
Embora a UPA da Treze de Maio seja administrada pela Fundação Hospital Santa Lydia desde 2018, a prefeitura de Ribeirão Preto afirma que o telhado apresenta problemas anteriores à assinatura do contrato. Por isso, os custos para a realização desses serviços são de responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde.
Ribeirão Preto tem mais três locais para atender casos de urgência e emergência 24 horas. O serviço também é realizado na Unidade Básica e Distrital de Saúde Doutor Marco Antônio Sahão (UBDS Sul), na Vila Virgínia e nas UPAs Nelson Mandela (UPA Norte, Adelino Simioni) e Doutor João José Carneiro (UPA Oeste, Sumarezinho).